Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

SAKPROJECT: Proteção portuguesa na Elite do Futebol mundial

24.03.2015
  • Financiamento e Partilha de Risco

A SAKPROJECT é uma empresa portuguesa que se dedica à produção de caneleiras para futebol, desenvolvendo um produto disruptivo em termos de proteção, conforto e performance, graças à utilização de um conjunto de tecnologias e materiais de última geração.

A SAKPROJECT é uma empresa portuguesa que iniciou a sua atividade em finais de 2012 com a produção de caneleiras para futebol, desenvolvendo um produto disruptivo em termos de proteção, conforto e performance, graças à utilização de um conjunto de tecnologias e materiais de última geração.

A empresa desde logo demonstrou o seu elevado potencial ao ter sido a escolha de vários dos melhores jogadores do mundo. Para além de Porto, Benfica e Sporting, as caneleiras SAK têm sido adquiridas nestes últimos três anos pelos craques de um grande número de clubes de Elite como o Real Madrid, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Bayern Munique, Wolfsburgo, Tottenham, Juventus, Atlético de Madrid, Valência, Mónaco, entre outros que incluem a grande maioria dos clubes portugueses da 1ª e 2ª Liga.

No recente Mundial de Futebol do Brasil, a empresa equipou todo o plantel da Seleção Nacional Portuguesa. Para além desta, outras 16 seleções alinharam com jogadores que são clientes da SAKPROJECT, o que demonstra o reconhecimento generalizado entre os profissionais de topo a nível mundial, das vantagens competitivas das caneleiras Sakproject face à concorrência - incluindo as tradicionais caneleiras das grandes marcas ou as caneleiras de carbono artesanais.

A empresa possui já um portfolio de patentes em áreas relevantes para a proteção no futebol, e desenvolveu processos altamente inovadores para a venda tanto no canal online como em lojas físicas no retalho tradicional:

• Através do seu web site (www.sakproject.com) é possível encomendar hoje em dia um par de caneleiras totalmente personalizadas no tamanho, materiais, gráficos e até forma utilizando processos que obtêm a geometria das pernas através de fotografias tiradas de vários ângulos;

• Presente na maior cadeia de retalho de desporto em Portugal, os potenciais interessados podem efectuar uma digitalização 3D em loja e posteriormente receber as respectivas caneleiras personalizadas em menos de uma semana.


A empresa contou com o investimento de duas entidades referência em Portugal no capital de risco: a Espírito Santo Ventures e a Busy Angels, apoiadas por linhas de financiamento do COMPETE.

Para a SAKPROJECT, o investimento destes dois parceiros não se traduz apenas no cash-inflow que permite à empresa expandir-se continuamente, mas também na garantia de 2 parceiros com uma alargada rede de contactos nacionais e internacionais, e um conhecimento em áreas críticas que reforçam a capacidade da empresa alcançar o sucesso comercial e financeiro iniciado pelos promotores.

No primeiro semestre de 2015 a empresa prepara-se para lançar uma gama de produtos off-the-shelf (caneleiras e produtos complementares como meias de suporte com compressão), com base no conhecimento adquirido pelas centenas de digitalizações 3D, a utilização dos melhores materiais e o feedback obtido por ensaios de campo com os melhores jogadores do mundo, introduzindo assim produtos altamente diferenciadores e ainda assim ao alcance do mass market. O objetivo para este ano é estar presente em mais dois dos principais mercados europeus em lojas de referência no retalho Desportivo, e reforçar a sua afirmação no caminho de se tornar a marca de referência a nível europeu na proteção para futebol.

“A SAKPROJECT foi de entre os nossos investimentos semente, aquele que mais rapidamente conseguiu vingar a nível internacional tornando-se na escolha dos clientes mais exigentes do mundo, pelo que a partir daqui há uma base sólida para levarmos em conjunto esta oportunidade até um patamar de referência mundial ” – Espírito Santo Ventures

“A SAKPROJECT tem sido um exemplo do percurso que uma startup tem de fazer em Portugal para se afirmar como uma empresa de referência a nível mundial. Conseguem aliar uma tecnologia única e disruptiva com uma equipa de qualidade, muito experiente e com níveis únicos de motivação.” – Busy Angels SCR