Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Science4you | Um caso de sucesso no âmbito do empreendedorismo jovem

02.09.2013
  • Financiamento e Partilha de Risco

Financiada pelo COMPETE via instrumentos de engenharia financeira, a Science4you é uma empresa que opera no mercado dos brinquedos científicos e didáticos, cem por cento portuguesa nascida e criada em ambiente universitário.

Da ideia ao conceito de negócio

A história desta empresa remonta ao ano de 2007, altura em que Miguel Pina Martins, o “futuro” presidente, elaborava o projeto final de curso de finanças.

Foi detetada uma ideia de negócio inovadora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Através da parceria entre esta faculdade e a ISCTE Business School foi possível aos alunos de gestão do ISCTE desenvolver o plano de negócios para aferir a sustentabilidade e viabilidade do projeto que tinha como core-business a produção de kits científicos para as escolas e, numa perspetiva residual, comercializar brinquedos científicos.

O plano de negócios demonstrou que a área de negócio rentável era a produção e a
comercialização de brinquedos. Por um lado porque, para além de serem científicos, eram também educacionais e divertidos e, por outro, era um produto inexistente em Portugal.

Inovar é criar e introduzir, com sucesso, algo novo ou melhorado

A etapa seguinte passa pelo desenvolvimento do conceito de negócio. O plano é muito útil para apoiar o empreendedor na tomada de decisão, obrigando-o a refletir sobre questões como o mercado e concorrência, os clientes, preços, fornecedores, distribuição, marketing, recursos humanos, rendimentos, gastos e investimento.

Chegou o momento de angariar o capital inicial para lançar o negócio.

Capital de Risco

Miguel Pina Martins decidiu candidatar a Science4you a capital de risco, realizando um investimento pessoal de 1.125€.

Com o apoio do AUDAX, o centro de empreendedorismo do ISCTE, que agilizou todo o processo de investimento junto da sociedade de capital de risco INOVCAPITAL, a Science4you conseguiu levantar capital no montante de quarenta e cinco mil euros.

E assim nasceu, oficialmente, a Science4you a 30 de Janeiro de 2008, com quinze acionistas, entre os quais alunos e professores que ainda investiram na sociedade.

Internacionalização

Após a conquista do mercado nacional e com o volume de negócios a crescer rapidamente, em 2009 a Science4You iniciou o processo de internacionalização em Espanha, porque o mercado doméstico é limitado para quem quer crescer.

Tratou-se de um risco, calculado, é certo, mas um risco. Teve que se fazer um investimento grande em traduções, com caixas adaptadas ao mercado espanhol e foi necessário proceder a um reforço de capital através da INOVCAPITAL.

A Science4you conta com cerca de 60 colaboradores e mais duas filiais, uma em Espanha, outra em Inglaterra. Exporta ainda para o Brasil, Angola, Moçambique, Polónia, entre outros países.

Zach’s Star of Success

O caso de sucesso da Science4you deve-se sobretudo aos cinco ingredientes essenciais do processo empreendedor, denominado Zach’s Star of Success:

  • conhecimento,
  • compromisso,
  • contactos,
  • energia,
  • e, claro, paixão.
        

Enquadramento no COMPETE

O COMPETE no âmbito dos instrumentos de engenharia financeira - via Fundos de Capital de Risco Portugal Ventures Indústrias Criativas – apoiou a Science4U, até à data, em 414 mil euros.
Este financiamento do COMPETE teve um papel essencial na criação da Science4you.

De destacar, em 2012, o reforço da estrutura acionista através de aumento de capital, com especial relevância por parte da Portugal Ventures, reforçando assim a importância de parcerias em start-ups.

A Portugal Ventures tem sido um parceiro relevante em termos financeiros, sendo que tem apoiado sempre as necessidades de financiamento da Science4you.   

Síntese

A Science4you, enquanto projeto empreendedor, guia-se pelos valores da pró-actividade, inovação e dedicação, que se entendem como linhas basilares do projeto. Desta forma, entendeu-se que as operações extrafronteiras deveriam guiar-se pelos mesmos parâmetros, considerando-se essencial que o capital das subsidiárias estrangeiras possa ser participado até 50% por quem está a empreender diariamente on site.

Apesar de existir grande flexibilidade no design das operações de internacionalização, que podem vir a ser redesenhadas no decurso do tempo com base em fatores de circunstância, localização ou oportunidade, a Science4you S.A. entende que o modelo de negócio implementado em Portugal constitui uma mais-valia em si mesmo pelo que, nos países onde se estabeleceu, o objetivo foi de replicar o modelo português: estabelecendo parcerias com Faculdades de Ciências locais com vista à certificação dos produtos, firmar protocolos com Museus de Ciências aumentando o valor intrínseco dos produtos com a oferta de bilhetes, bem como, proporcionar uma série de serviços de atividades relacionadas com ciência.

Após a aposta de expansão das atividades para Espanha, com o qual existem as facilidades e afinidades de vizinhança, assumiu-se como lógica a expansão para o Reino Unido, visto representar mais de 20% do mercado europeu de brinquedos e de permitir uma primeira abordagem aos países de língua inglesa que representam cerca de 40% do mercado mundial de brinquedos.

O plano de expansão e internacionalização assenta então em dois vetores:

  • Subir na cadeia de valor – reforçando e diversificando a sua unidade de negócio brinquedos, através da inovação, conceção e desenvolvimento de novos produtos, aumentando o número de referências produzidas para 100 unidades de venda em 2013,
  • Forte aposta na Internacionalização – com particular foco nos mercados de Espanha e Reino Unido.

O COMPETE no âmbito dos instrumentos de engenharia financeira - via Fundos de Capital de Risco Portugal Ventures Indústrias Criativas – apoiou a Science4U, até à data, em 414 mil euros.

O percurso de sucesso e competência da Science4you é de tal ordem motivador e didático que atualmente é já utilizado como case-study nas universidades porque acima de tudo o empreendedorismo é uma atitude.

Science4you, S.A. | Bilhete de Identidade

Âmbito        

A Science4you, S.A. é uma empresa que se dedica atualmente a duas áreas de negócio distintas:
• Brinquedos,
• Formação.

Trata-se de uma empresa que desenvolve, produz e comercializa brinquedos científicos e didáticos.
Para além dos brinquedos realiza ainda workshops de ciência, festas de aniversário científicas, campos de férias científicos e leciona aulas de ciência experimental nas escolas.                  

Missão

Sensibilizar as crianças e a comunidade para as questões das ciências experimentais no seu quotidiano. 

Visão

Ser uma empresa de referência mundial, no mercado dos brinquedos científicos com vista a proporcionar a todos um contacto com as Ciências Experimentais.

Prémios

Miguel Pina Martins tem sido distinguido com diversos prémios, designadamente:
• Prémio Empreendedor Finicia Jovem 2009 IAPMEI,
• Prémio Empreendedor do Ano 2010 (Comissão Europeia),
• 1º Prémio da European Entreprise Awards na categoria de Internacionalização a nível Nacional em 2011,
• Prémio Empreendedor nos Prémios Novos 2013,
• Prémio Business Internalization Award em 2013 por parte do Governo Britânico.