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Será a Colômbia um país de oportunidades de negócios para as PME portuguesas?

06.01.2014
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O projeto PROINTER - Promoção da Internacionalização Portugal Colômbia - dinamizado pela Câmara de Comercio e Industria Luso Colombiana (CCILC) e apoiado pelo programa COMPETE vem dar resposta a esta questão.

Projeto PROINTER
Projeto PROINTER

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1. Síntese

O projeto PROINTER é um projeto inovador pela sua abordagem, metodologia e ferramentas destinadas a:

  • Potenciar o conhecimento de mercados em setores específicos, quanto a condições legais para a exportação para a Colômbia,
  • Identificar os fatores diferenciadores para o consumidor no mercado alvo, metodologias eficazes de abordagem de cada mercado,
  • Identificar potenciais parceiros ou facilitadores para os negócios.

Terá ainda como missão promover a visibilidade das empresas e produtos portugueses e a sua valorização no mercado colombiano permitindo uma maior eficácia do processo de internacionalização das empresas.

Ao nível da metodologia inovadora o projeto será alicerçado numa plataforma virtual acessível a partir de vários equipamentos com destaque para os PC e smartphones com linguagem ios e android. A rede disponível para o mundo, suportada na plataforma, como canal de suporte da comunidade empresarial envolvida, permitirá criar uma maior aproximação entre empresas, potenciando parcerias e criando visibilidade aos produtos e empresas. Trata-se de uma Rede “Peer-to-Peer” Colaborativa. Esta rede tem por objetivo providenciar funcionalidades de comunicação entre as entidades e servir como base para ligação das restantes componentes (ex.: Knowledge Exchange, montra virtual, balcão de atendimento, rede comunicação de pessoas e entidades).

Todos os produtos a criar no âmbito do projeto terão formatos e suportes muito operacionais privilegiando sempre formatos digitais ou de fácil operação (formatos de bolso, pens, disponível para download, entre outros).

As atividades a desenvolver no âmbito do PROINTER PC são suportadas preferencialmente em instrumentos digitais e encontram-se organizadas de forma a potenciar o esforço de investimentos para a prossecução do objetivo final - Incrementar as exportações portuguesas para a Colômbia.
Neste momento já se encontram em curso um conjunto de iniciativas, como seminários de divulgação evidenciando as oportunidades e potencialidades do mercado colombiano.

Paralelamente serão desenvolvidos um conjunto de estudos setoriais e de boas práticas de internacionalização para o mercado Colombiano, orientados para a operacionalidade e funcionalidade que procuram dar resposta aos principais problemas com que se deparam as empresas quando se pretendem internacionalizar para a Colômbia. De acordo com as solicitações já apresentadas junto da CCILC (Câmara de Comércio e Industrial Luso Colombiana) pelos seus associados, as necessidades declaradas pelas entidades oficiais colombianas nas suas comunicações de cariz económico e ainda as forças e potencialidades dos sectores com elevado potencial em Portugal, foram identificados cinco setores que serão estudados com profundidade em que resultarão em guias e planos-tipo facilitando os processos de internacionalização das PME para a Colômbia.

2. Enquadramento no COMPETE

O projeto "PROINTER" da CCILC – Câmara de Comércio e Industrial Luso Colombiana foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas.

O investimento elegível é de 630 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 504 mil euros.

A Diretora Executiva da CCILC, Rosario Marques, refere que “é imprescindível o apoio dado pelo COMPETE, no âmbito do SIAC, pela forma como tem sido possível a realização de um conjunto de atividades que proporcionam a promoção das PME Portuguesas na Colômbia. Este apoio do COMPETE é estruturante na medida em que é complementar a outras atividade promocionais que se esperam vir a proporcionar muitos negócios entre Portugal e a Colômbia, sendo a CCILC um veiculo facilitador proporcionando o conhecimento do mercado local e de uma boa rede de contactos, constituindo uma mais valia para as PME Portuguesas em diferentes sectores de atividade, como sejam Turismo, TIC, Arquitetura, Metalomecânica, entre outras".

3. Descrição do projeto PROINTER - Promoção da Internacionalização Portugal Colômbia

3.1 Âmbito

A meta do projeto PROINTER PC - Promoção da internacionalização Portugal Colômbia é incrementar as exportações portuguesas para a Colômbia e contribuir para o aumento do investimento direto colombiano em Portugal.

3.2 Eixos de Intervenção

Para atingir esta meta definiram-se cinco eixos de intervenção:

1. Promover a visibilidade internacional do Câmara de Comércio Luso-Colombiana e a atratividade junto de empresas, empresários e investidores portugueses e colombianos, fortalecendo as parcerias institucionais internacionais e em especial com entidades dos dois países.

2. Criar condições para uma melhor penetração das empresas portuguesas no mercado colombiano, fornecendo informação geoestratégica e informação macroeconómica e sectorial que permita identificar oportunidades de negócio, assim como as localizações mais atrativas para as diversas tipologias de investimento ou parcerias.

3. Construir uma infraestrutura tecnológica que se apresente como instrumento facilitador ao serviço das empresas no seu processo de internacionalização, contribuindo para a eficiência do processo de internacionalização.

4. Potenciar o Investimento Direto Estrangeiro em Portugal por empresários colombianos em novas empresas ou para reforço do capital das empresas portuguesas existentes.

5. Promover medidas ativas de reforço e consolidação do financiamento das atividades da CCILC.

3.3 Atividades

As atividades a desenvolver no âmbito do PROINTER PC são suportadas, preferencialmente, em instrumentos digitais e encontram-se organizadas de forma a potenciar o esforço de investimentos para a prossecução do objetivo final - Incrementar as exportações portuguesas para a Colômbia e o Investimento direto colombiano em Portugal.

Numa 1.ª fase são desenvolvidas um conjunto de iniciativas de divulgação do projeto de internacionalização e das oportunidades e potencialidades do mercado colombiano.
Incluem-se aqui atividades como seminários, workshops, presença de entidades e empresários colombianos em encontros de empresários em Portugal press releases para a comunicação social e outras atividades de divulgação. Estas atividades são transversais a todo o projeto e decorrem até ao seu término, potenciando a universalidade do acesso à informação e contribuindo para a melhoria contínua das atividades em curso e ainda para a disseminação de resultados e de boas páticas identificadas ao longo do projeto. Estas iniciativas concorrem para o empowerment dos empresários portugueses em matéria de internacionalização para a Colômbia e para o aumento da eficácia do processo de internacionalização.

Paralelamente elaboram-se estudos setoriais e de boas práticas de internacionalização para o mercado colombiano, orientados para a operacionalidade e funcionalidade que procuram dar resposta aos principais problemas com que se deparam as empresas quando se pretendem internacionalizar para a Colômbia. De acordo com as solicitações apresentadas junto da CCILC pelos seus associados, as necessidades declaradas pelas entidades oficiais colombianas e ainda as forças e potencialidades dos setores com elevado potencial em Portugal, foram identificados cinco setores para dar início a este trabalho de criação de cadernos (estudos, guias, planos-tipo) de apoio à internacionalização para a Colômbia. Pretende-se que estes estudos contenham a informação suficiente e necessária para que, nestes setores, as empresas possam elaborar as suas estratégias de marketing e desenhar os seus planos de ação para a internacionalização.

3.4 Acessibilidade e interação

Neste projeto privilegia-se a acessibilidade, a universalidade e possibilidade de interação entre os agentes pelo que a grande aposta do mesmo é a construção da plataforma CCILC-PROINTER PC, uma plataforma multisuporte (PC, smartphones IOS e android), com acesso disponível e que permitirá criar um conjunto de funcionalidades que incluem desde uma rede profissional de empresas, rede de comunicação “peer to peer”, knowledge exchange, divulgação de oportunidades de negócio (ex. concursos públicos na Colômbia) mostras virtuais de produtos e serviços com recurso a imagens e vídeos, balcão virtual e que se propõe aproximar parceiros comerciais com interesse na internacionalização, facilitar as comunicações e incrementar o conhecimento das empresas, produtos e mercados nos dois países.
Todos os produtos a criar no âmbito do projeto terão formatos e suportes muito operacionais privilegiando sempre formatos digitais ou de fácil operação (formatos de bolso, pens, disponível para download).

As atividades contarão ainda com o apoio permanente de um conjunto de profissionais com formação superior e qualificação para apoiar os empresários no seu processo de internacionalização, respondendo a questões concretas, apoiando na identificação de facilitadores dos processos e/ou parceiros de negócio.

4. Como se caracteriza o mercado Colombiano? Será uma oportunidade para as PME Portuguesas?

O crescimento da economia colombiana e da segurança interna, o capital humano disponível e o aumento dos projetos de desenvolvimento de infraestruturas públicas, a estabilidade política e os tratados de livre comércio, nomeadamente com os EUA, transformaram a Colômbia num mercado atrativo para a internacionalização das empresas portuguesas. De facto, a Colômbia é uma das economias emergentes mais estáveis e promissoras da América Latina e pode ser ainda, pela sua posição estratégica, uma porta de entrada no continente americano.

O Tratado de Livre Comércio (TLC) entre a Colômbia e a União Europeia (UE) foi aprovado pelo Parlamento Europeu a 11 de Dezembro de 2012 sendo que, atualmente, a UE é o segundo maior parceiro comercial da Colômbia. Este tratado, e as possibilidades que abriu às exportações portuguesas constitui uma grande oportunidade para a internacionalização das empresas portuguesas.

A Colômbia construiu nos últimos anos uma classe média promissora que permitiu impulsionar os setores do pequeno comércio, indústria, comunicações, construção, transportes e turismo. Conta com um população bastante jovem registando cerca de 40% de população abaixo dos 20 anos e 80% abaixo dos 50 anos o que permite sustentar um crescimento regular da economia. Na Colômbia existem mais de dez milhões de pessoas com rendimentos anuais superiores a 21.000 US dólares por ano e um PIB per capita de 9.920US dólares, o que torna o mercado apetecível para as exportações portuguesas.

Ao nível económico a Colômbia assume-se como a quarta maior economia da América Latina, e uma das 30 mais fortes no planeta, cresceu 5,9% em 2011 e, segundo as previsões do FMI para 2012 e 2013, um crescimento previsto de 4,5% do PIB e a manutenção da inflação em 3,1%.
 As exportações, importações e investimento estrangeiro têm subido nos últimos anos na Colômbia. A inflação e o desemprego vão descendo, as taxas cambiais seguem estáveis e a dívida pública é reduzida contando a Colômbia com boas avaliações por parte das agências de rating internacionais. O salário mínimo ronda os 258 dólares mensais.

As exportações de Portugal para a Colômbia são incipientes: a Colômbia é apenas o nosso 57º cliente em 2012 mas revelam uma evolução bastante positiva passando de 6.5 para 18,6 milhões de euros de 2006 para 2011 representando um aumento de 187%. Já em 2012 os últimos dados disponíveis revelam esta tendência de subida registando- se, em Novembro, (dados do INE de Janeiro a Novembro) uma subida de 59% face ao período homólogo de 2011 (de 16,5 para 26,2 milhões de euros). Em termos de peso relativo as Exportações portuguesas para a Colômbia representam 0,2% do total das exportações para países fora da EU havendo ainda uma grande margem para crescimento.

Os motores do desenvolvimento colombiano são os minérios, as infraestruturas, a agricultura, a inovação e a construção (há um défice de 500 mil casas na Colômbia). Segundo um estudo da Espírito Santo Research efetuado em 2012, as melhores oportunidades para os empresários Portugueses para exportação para a Colômbia são veículos automóveis, torneiras e válvulas para canalização, caldeiras e reservatórios, conservas de peixe, açucares de cana ou de beterraba, assentos, fruta, máquinas e aparelhos para a selecionar, separar peneirar e amassar metais, tubos e perfis ocos, ladrilhos e lajes para pavimentação e calçado. Face aos elevados níveis de alfabetização e ao crescimento da classe média outros setores apresentam potencial de crescimento como é o caso dos setores das tecnologias de informação, turístico, da saúde, engenharias (ligado à construção de infraestruturas) e agropecuário.

Por outro lado Portugal tem investido na qualidade dos seus produtos ao longo dos últimos anos sendo a produção orientada para o mercado internacional. De entre os setores que em Portugal apresentam maior dinamismo e valor acrescentado situam-se: o azeite, o vinho, os frutos e vegetais, a fileira florestal (cortiça, papel e mobiliário), os minérios, o petróleo e o gás, as energias renováveis, a produção automóvel e as suas componentes, o calçado, os moldes, a aeronáutica, a biotecnologia e o turismo.

Paralelamente Portugal dispõe de condições geográficas favoráveis à exportação para países da África e América dispondo de portos e de infraestruturas logísticas e rodoviárias de qualidade e de um potencial de inovação de produtos e modelos de gestão internacionalmente reconhecidos, fator de oportunidade para os investidores Colombianos em Portugal. A proximidade de línguas entre o português e o castelhano é ainda outro fator facilitador dos contatos internacionais entre os dois países.

Outras razões para investir na internacionalização na Colômbia são a fiscalidade favorável, o mercado aberto, a tradição industrial e a qualificação da mão-de-obra.

A Colômbia é um país muito grande, em que 80 por cento da população vive nas cidades. O maior dinamismo está em Bogotá, em segundo lugar Medellin, uma cidade industrial, depois Barranquilla, na costa caribenha, de onde se pode exportar para os Estados Unidos, e Cali, na costa do Pacífico, que permite as exportações para o Perú, Equador, Argentina e Chile.

5. A missão e objetivos da CCILC

A criação da Câmara de Comércio e Industrial Luso Colombiana (CCILC) vem dar resposta à necessidade sentida por um grupo cada vez mais numeroso de empresários de ambos os lados do Atlântico, numa altura em que é visível a intensificação das relações económicas, comerciais, turísticas e culturais entre estes dois países da comunidade Ibero-Americana e ainda incipiente o conhecimento mútuo sobre as especificidades das economias de cada uma deles.

Da mesma forma, Portugal está cada vez mais vocacionado para a internacionalização da sua economia, apresentando produtos e serviços competitivos e uma atitude proactiva de procura de novos mercados apresentando-se ainda como uma porta de entrada privilegiada para os mercados europeus e africanos. Encontram-se pois reunidas condições para o desenvolvimento de parcerias estratégicas entre ambos países.

A CCILC tem como principal missão estabelecer uma rede de contactos entre Portugal e a Colômbia e uma rede de informação sobre os sectores mais relevantes do mercado colombiano, com o objetivo de facilitar a identificação de potenciais parceiros de negócio e possibilitar a troca de experiências e relações económicas, comerciais, industriais e turísticas e ainda promover a amizade entre os dois países.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação          

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.