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Têxteis técnicos portugueses em destaque em Frankfurt

21.04.2015
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

De 4 a 7 de maio, 19 empresas Portuguesas viajam até Frankfurt para marcar presença na Techtextil, a principal feira internacional de têxteis técnicos e não-tecidos. Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal apoiado pelo QREN.

FROM PORTUGAL
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Com mais de 1.300 expositores de 48 países e cerca de 27.500 visitantes de 97 países diferentes, a Techtextil funciona como uma plataforma central para a comercialização e abastecimento para os utilizadores e fabricantes de têxteis técnicos e não-tecidos de todo o mundo. De 4 a 7  de maio, no centro de inovação Frankfurt am Main, pode atender-se a uma série de contatos de negócios internacionais. 

Nesta edição, Portugal vai estar representado por 19 empresas: Cordex, Lipaco, Fisipe, Fitor, Coltec, ERT, Têxteis Penedo, CeNTI, Artefita, Smartinnovation, Fitexar, Endutex Revestimentos, A Penteadora, A. Sampaio & Filhos, Heliotextil, Gulbena, Faria da Costa, Idepa, e Manifesto Moda

Como afirma Helder Rosendo, subdiretor-geral do Citeve, “os têxteis técnicos portugueses estarão fortemente representados em Frankfurt, por ocasião da próxima edição da Techtextil. 19 Empresas têxteis juntamente com o centro tecnológico CITEVE, irão apresentar uma montra do que melhor se faz em Portugal em matéria de têxteis técnicos, em 6 espaços expositivos, localizados no hall 3.1 (B23 e B31), no hall 6.1(C10, C19 e C18) e no hall 4.1 (A73). A participação coletiva de 2015 na Techtextil, junta um grupo significativo de empresas nacionais com uma oferta extremamente abrangente, desde a engenharia e desenvolvimento até à produção, de produtos extremamente técnicos destinados a mercados de aplicações exigentes como o da mobilidade, o da proteção e segurança e o do desporto. Venha visitar-nos e descubra como os têxteis técnicos portugueses aliam à performance o forte sentido estético e a funcionalidade, por forma a responder às mais exigentes aplicações e mercados”. 

A Techtextil faz parte do calendário da Lipaco pela importância que o mercado Alemão tem para a empresa e ainda pela diversidade de clientes que a visitam.

Nesta edição, a empresa vai apresentar linhas de costura e fios texturizados, sendo que o destaque vai para “os fios polyester de alta elasticidade e as polyamidas vocacionadas para a industrias de meias”, como refere Jorge Pereira, CEO da empresa.

A Lipaco pretende continuar a reforçar a sua imagem no mercado internacional e obter contactos importantes com o intuito de consolidar as vendas no mercado externo. 

Caracterizada como uma empresa tecnologicamente inovadora e pela primeira vez nesta feira, a Smartinnovation apresenta várias soluções para a indústria têxtil no sentido da funcionalização de materiais, nomeadamente os repelentes Si Repel Mosquito, o Si Ácaros e o Si Bactericida.

Os seus produtos são, segundo a própria empresa, de elevada durabilidade e fácil aplicação, não-tóxicos, biocompatíveis, de custos reduzidos, e ecofriendly.

Relativamente às expectativas, a Smartinnovation pretende a “divulgação mundial da nossa tecnologia, única e inovadora, e divulgação dos nossos produtos”, assim como “privilegiar o contacto pessoal, fomentar as vendas e aumentar a carteira de clientes”, nas palavras de Mário Brito, Chief Networking Officer da empresa. 

A feira Techtextil é um encontro do setor dos têxteis técnicos de significativa dimensão, que vem possibilitando à Cordex - que repete a presença com a sua marca Cordexpro - não só alcançar potenciais novos clientes Europeus, mas também outros mercados como a Ásia ou Medio Oriente.

“De entre os nossos objetivos para esta feira, para além da permanente busca por novos mercados e novos clientes, procuramos fortalecer e consolidar laços de parceria com os nossos atuais clientes, avaliar o mercado e a concorrência, estar atentos ao crescimento do sector nestes pontos do globo, e avaliar as novas tecnologias e máquinas aqui apresentadas como novidade”, declara Rui Vieira, responsável de Marketing da Cordex. De entre os produtos em destaque que serão apresentados na Techtextil, a empresa assenta e reforça o seu foco no fio de Polipropileno Multifilamento para aplicações em soluções de têxteis técnicos de segurança, ou ainda como matéria-prima componente de significativa importância para a indústria de reforço de cimentos”.

A Cordex espera não só obter um número significativo de novas oportunidades de negócio, mas também reforçar a presença da marca neste mercado tão competitivo.

 

A Fitor mantem a escolha nesta feira pelo facto de ter uma forte presença em toda a Europa e assim ser mais uma oportunidade para estar em contacto direto com os seus clientes. Por outro lado, produzem fibras sintéticas com diferentes especificidades técnicas para o qual consideram que esta é a feira correta para as mostrar. A empresa vai apresentar poliesters e poliamidas com diversas funcionalidades técnicas, nomeadamente estímulo da circulação sanguínea, frescura, calor, leveza, anti-bacteriana, dry-release, melange e estampados. As expectativas são grandes devido às ”condições favoráveis do mercado e do sector têxtil em particular”, como refere António Pereira, CEO da empresa. 

A Têxteis Penedo apresenta-se em Frankfurt pela primeira vez com novas tecnologias em Tecidos Jacquard. O destaque dos produtos a apresentar vai para os tecidos com luz e soluções Deco para mobiliário. Com a sua participação, a empresa pretende adquirir contactos para venda em novos nichos de mercado.  

Esta é uma feira muito relevante na área das malhas técnicas/funcionais, que é uma área importante no negócio da A. Sampaio & Filhos. Trata-se, sobretudo, de um ponto de encontro com clientes internacionais.

A gama da empresa com maior destaque será a Protection+, destinada aos mercados de proteção individual e vestuário de trabalho. Também estarão em destaque propostas direcionadas para o desporto, numa vertente mais técnica/funcional. A empresa espera mostrar as novidades a clientes habituais, bem como alargar a base de potenciais novos clientes neste segmento de mercado.  

A decisão de participação da Idepa nesta feira prende-se com o facto de procurarem, cada vez mais, mercados de valor acrescentado onde a performance do produto a apresentar exija um know how específico. É estratégia da Idepa o desenvolvimento de mercados de produtos técnicos. Na coleção a apresentar destacam-se as fitas e elásticos sublimados, elásticos com silicone, elásticos ortopédicos, produtos automotive, e precintas de alta performance. Como afirma Ana Pires, Marketing Manager da empresa, esperam “receber visitas de potenciais clientes com projetos interessantes dentro do âmbito das nossas técnicas de produção”. 

Sendo a Endutex um dos maiores fabricantes a nível mundial de têxteis revestidos em PVC e PU, não poderiam deixar de marcar presença neste certame.

A empresa vê na Techtextil uma oportunidade de promover os seus produtos nos diversos mercados em que opera. Sendo uma empresa com um perfil claramente exportador, a Techtextil é uma feira absolutamente estratégica para os objetivos comerciais da Endutex.

Serão apresentados Têxteis Técnicos que ofereçam características especiais e inovadoras, não existentes no mercado, e que permitam aos clientes criar uma vantagem competitiva.

As expectativas da empresa assentam no fortalecimento da sua notoriedade nos mercados em que operam, na capitalização de oportunidades de negócio com novos clientes e na consolidação de relações comerciais com atuais clientes. 

Presente em edições anteriores do certame, a Coltec regressa com produtos/soluções técnicas para diversos segmentos de mercado (vestuário técnico, calçado, saúde, desporto, entre outros). O ênfase vai para produtos da área da Tecnomoda e materiais laminados com diferentes colorações, toques e aspetos. 

A Heliotextil apresenta-se em Frankfurt com transferes técnicos para aplicação a quente, personalizáveis. Produtos adaptados a usos técnicos e que cumprem com as mais exigentes normas de referência nesta área. A empresa espera a “prospeção de novos clientes e identificação de oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos”, como afirma Vânia Fazenda, Customer Manager da empresa. 

A Penteadora vai apresentar a linha PENTASHIELD®, de tecidos ignífugos à base da m-aramida Kermel. O destaque vai para o tecido utilizado pelos Bombeiros Portugueses – uma mistura 50% kermel/50% Lenzing FR – no combate aos fogos florestais composto por um blusão vermelho e calça azul.

Esperam com a sua presença alargar o número de países e clientes para a linha PENTASHIELD®. “Dado o numero elevado de visitantes as expectativas são elevadas, tendo em conta que este é um negócio onde as relações de confiança demoram a construir-se e onde a competitividade é elevada. Estamos, no entanto, bastante confiantes, quer pela qualidade dos produtos que apresentamos quer pela competitividade que somos capazes de apresentar”, nas palavras de Júlia Melo, do Departamento Comercial. 

Presente na Techtextil desde 2005, a ERT vai apresentar soluções técnicas para mercados como os têxteis-lar, moda e desporto e também novos desenvolvimentos de têxteis e outros materiais flexíveis que incorporam novas tecnologias de aquecimento para automóveis, sistemas de conectividade com tecnologias de comunicação, materiais eletroluminescentes e sensores de monitorização para o interior de veículos.

Acima de tudo, a ERT procura novos clientes dos mercados não automóvel, que é o seu core business, e vê esta feira como uma “boa plataforma para contactos também com novos fornecedores, novas parcerias e identificação de tendências na inovação”, como afirma Fernando Merino, Diretor de Inovação. 

A participação das 19 empresas portuguesas em mais uma edição da TECHTEXTIL, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 87 ações internacionais que decorrem nos anos 2014 / 2015, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de cerca de 12 milhões de euros.