Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

VALOR5 | Valorização técnica e tecnológica de rolhas de cortiça pela incorporação de polímeros de origem natural e subprodutos de cortiça

23.01.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

As rolhas de cortiça constituem actualmente o maior volume de negócios na indústria corticeira. Contudo, apesar de possuírem propriedades intrínsecas que as tornam no material vedante de eleição, o aumento de competitividade no sector passa pela rentabilidade máxima da matéria-prima e disponibilização de produtos que acompanhem as exigências dos clientes.

A Cork Supply Portugal SA em parceria com o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolvem um projecto de IDT que visa a optimização de processos convencionais de valorização do sector da cortiça, com a formulação de pastas obtidas a partir da síntese de emulsões poliméricas com incorporação máxima de segmentos naturais e de pó de cortiça.

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SIDT- Projecto em co-promoção – o projecto envolve um investimento total elegível de 806.129 €, correspondendo a um incentivo FEDER de 470.079€ e visa a rentabilização dos subprodutos do fabrico de rolhas de cortiça natural.

As rolhas de cortiça são o vedante de eleição para a maioria dos vinhos produzidos Mundialmente. As rolhas constituem, além disso, a mais importante aplicação da cortiça, tanto do ponto de visto económico como social.

Resulta que, fruto da inevitável heterogeneidade intrínseca da cortiça, é originada uma percentagem significativa de subprodutos como o pó de cortiça e de rolhas naturais de inferior qualidade. Estas rolhas padecem de um desempenho inferior tanto a nível estético, como enquanto vedante, constituindo portanto produtos de menor valor comercial.

De acordo com Ana Mesquita, responsável pela coordenação do projecto, este contexto é uma oportunidade para desenvolver um conjunto de ideias inovadoras, associando as potencialidades excepcionais de utilização da matéria prima (o que aliás é demonstrado pela apresentação de inúmeros produtos à base de cortiça, com uma diversidade de aplicações invejável) à valorização de produtos de baixo valor. Procuram-se justificar avanços precisamente nestas vertentes: a melhoria do desempenho vedante, a apresentação de um produto de aspecto visual atractivo e concorrendo numa gama de preços interessante a produtos de rotação, incorporando produtos de origem natural.

O fabrico de rolhas destinadas à obturação de garrafas de vinho constitui a utilização mais importante da cortiça quer sob o ponto de visto económico quer social. Porém, o produto obtido está grandemente dependente das características da matéria-prima. A cortiça é por natureza um material heterogéneo, a presença de porções da matéria com elevada porosidade na sua estrutura, descontinuidades ou tecidos estranhos, originam quebras significativas aquando da operação de brocagem para obtenção das rolhas naturais. Estas características influenciam o rendimento de produção de rolhas naturais, já que uma fracção considerável não apresenta a qualidade desejável na sua função de vedante.

Nos últimos anos tem-se presenciado à ameaça pela concorrência de indústrias com produtos alternativos à obturação de garrafas de vinho, designadamente de novas rolhas de cortiça fabricadas a partir de subprodutos da indústria rolheira, e materiais sintéticos. A resolução de problemas de rentabilização da matéria-prima relativamente ao produto colocado no mercado rolheiro, constitui uma via de reforço da viabilidade do sector. Nesta medida, a valorização de subprodutos, designadamente de rolhas naturais de elevada porosidade e de pó de cortiça, revela-se muito prometedora por permitir melhorar a rentabilização e custeio da matéria-prima. Por outro lado, a falta de previsibilidade do comportamento de lotes de rolhas naturais como um todo, justifica o investimento em formas de inovação do produto permitindo em simultâneo a uniformização do seu desempenho e aumento da competitividade.

O Valor 5 tem por objectivos :

- A valorização de rolhas naturais de baixa qualidade (classes 4 e 5), i.e., de elevada porosidade e estrutura intrínseca heterogénea, baixa capacidade vedante e baixo valor comercial, recorrendo à operação de colmatagem, usando formulações inovadoras de pastas de colmatação.

- Formular novas pastas de colmatação, através da: síntese de emulsões de base polimérica, com incorporação de segmentos de origem natural e/ou à mistura daquelas com pó de cortiça; extracção de taninos e polifenóis (polifenóis do tipo taninos) a partir de pó de cortiça e sua aplicação na formulação de pastas de colmatação.

- A concepção de novos vedantes actualmente inexistentes no mercado, como sejam rolhas naturais reabilitadas com pastas de colmatação, denominadas por rolhas compostas, constituídas por uma camada externa de aglomerado de cortiça e cujo interior corresponde a uma rolha natural com todas as vantagens que daí advêm.

- Desenvolvimento e implementação de novos processos de colmatagem e unidades piloto na escala laboratorial e semi-industrial, para o fabrico de rolhas compostas. Incluindo a execução de um projecto e layout de um sistema de alimentação, extrusora com guia de apoio e equipamento acessório essencial na unidade, sua construção e montagem.

- Promoção e divulgação dos produtos desenvolvidos e pioneiros no sector, designadamente em potenciais clientes. Sendo, ainda objectivo, em função dos trabalhos realizados, o registo de patente e publicação de artigos técnicos.

A Cork Supply, empresa líder na produção de rolhas naturais de cortiça, pretende seguir deste modo a supracitada estratégia de inovação tecnológica e colocação no mercado de novos produtos, unindo os seus inquestionáveis Know-How e experiência no sector corticeiro com instituições reconhecidas pelo seu mérito na área de desenvolvimento, e investigação e na qualidade dos seus técnicos, o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Os laboratórios associados a estas instituições darão um apoio qualificado e crucial, reconhecido pela adequação do seu perfil, particularmente nas áreas de engenharias de polímeros e materiais , imprescindível para o sucesso das metas propostas, designadamente para a síntese de novas emulsões poliméricas, desenvolvimento de novos processos de colmatagem e concepção de rolhas compostas.

A opção estratégica de parceria e a própria flexibilidade do produto, designadamente a concepção de rolhas colmatadas partindo de novas formulações de pasta de colmatagem e de novas rolhas compostas inexistentes no mercado rolheiro, minimizam o risco associado ao presente projecto de investigação, permitindo redireccionar os esforços sob uma gama alargada de vertentes de desenvolvimento.