Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Wifi-solar made in Portugal

17.03.2015
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Esteja onde estiver, no meio do Alasca ou em pleno deserto do Saara, não irá precisar de um ponto de eletricidade ou de um gerador para fazer ligações via satélite ou comunicar entre diferentes dispositivos através de rede "wireless".

1. Síntese

Com o apoio do COMPETE, a Tekever, em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), finalizou o projeto Solarnet, que visou a criação de um sistema de comunicações que combina redes "ad hoc" sem fios terrestres e satélites, com o aproveitamento da energia solar.

A investigação, levada a cabo por estas entidades, prevê ainda um sistema complementar de carregamento e armazenamento de energia no local, que torna a rede de comunicações autónoma em termos energéticos durante mais tempo.

“A rede SOLARNET será composta por um conjunto de nós "ad hoc" (denominados SolarNode), que proporcionarão capacidade de comunicação "wireless" e serão alimentados por energia solar”, explica Ricardo Mendes, administrador do grupo tecnológico Tekever, “na prática, esta tecnologia cria liberdades de comunicação quase ilimitadas em qualquer ponto do Globo”.

Adicionalmente, esta tecnologia poderá ainda permitir iluminação de baixo consumo (SolarNode Light), comunicações através de satélite (SolarNode Satlink) ou até fornecimento de energia a outros dispositivos electrónicos (SolarNode Energy), esteja onde estiver.

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, o projeto Solarnet poderá ter aplicações futuras junto, por exemplo, de forças de proteção civil e de segurança, tirando partido da rede de parceiros de Investigação e Desenvolvimento e utilizadores da tecnologia desenvolvida pela Tekever. 

“O apoio do COMPETE poderá, desta forma, ter repercussões em linhas complementares de investigação e desenvolvimento tecnológicos, com efeitos reais na criação de produtos para estes mercados”, sustenta ainda o responsável.

 

2. Enquadramento no COMPETE

 

> Sistema de Incentivos I&DT

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto Solarnet envolveu um investimento elegível de cerca de 315 mil euros e um incentivo FEDER de 189 mil euros.

 

> Testemunho de Ricardo Mendes | Administrador da TEKEVER

"O financiamento do COMPETE permitiu à TEKEVER o reforço de estratégias de negócio mais avançadas numa área de elevada intensidade tecnológica, aumentando de forma decisiva a criação de um produto com uma lógica de economia global".

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem