Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

“Dispositivos de onda superficial em filmes de diamante: um sistema inverso de fabrico”

23.09.2014
  • Ciência e Conhecimento

Conheça o projeto apoiado pelo COMPETE onde investigadores da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações descobriram como ampliar o leque de cenários onde os sensores podem ser usados.

Dispositivos de onda superficial em filmes de diamante
Dispositivos de onda superficial em filmes de diamante

1. Enquadramento

Os dispositivos de onda superficial (Surface Acoustic Wave – SAW) são componentes críticos em sistemas de comunicação sem fios. Além de serem responsáveis, por exemplo, pela miniaturização que os telemóveis sofreram nestes últimos anos, estes dispositivos estão a encontrar uma nova aplicação: como sensores. Grandezas como temperatura, pressão, torque, corrente e mesmo a presença de espécies químicas podem ser monitorizadas por estes dispositivos que, por não necessitarem de qualquer tipo de alimentação (baterias ou pilhas) e poderem ser interrogados remotamente, podem ser colocados em locais de difícil acesso ou peças em movimento.

Os investigadores da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações pretendem ampliar o leque de cenários onde estes sensores podem ser usados: o revestimento da superfície dos dispositivos com filmes de diamante torna-os quimicamente inertes e capazes de sobreviver em ambientes ácidos ou básicos, onde os componentes disponíveis comercialmente falham. Este revestimento poderá possibilitar a utilização destes sensores em ambientes hostis, como refinarias, ou mesmo no interior de câmaras de combustão de motores.

 

2. Ficha Resumo

> Designação: Dispositivos de onda superficial em filmes de diamante - um sistema inverso de fabrico

> Apoio: SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional| COMPETE

> Parceiros: Universidade de Aveiro e Instituto de Telecomunicações

> Unidade de Investigação Principal: Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Universidade de Aveiro (TEMA/UA)

> Pessoa de contacto: Doutora Joana Catarina Martins Mendes, investigadora | joanacatarina.mendes@av.it.pt

3. Apoio do COMPETE

O projeto “Dispositivos de onda superficial em filmes de diamante: um sistema inverso de fabrico” foi apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN (Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico), que envolve um investimento elegível de cerca de 41.160 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 34.986 euros.

> Testemunho | Responsável pelo projeto


Segundo Joana Mendes, investigadora responsável pelo projeto, “o apoio COMPETE foi essencial no decurso da investigação. Para além de nos permitir contratar uma bolseira que foi responsável pelo trabalho de laboratório, pudemos ainda adquirir os materiais necessários à investigação, bem como divulgar os resultados em conferências da especialidade”.

 

4. Descrição

Os dispositivos de onda superficial (SAW) são componentes críticos em sistemas de comunicação sem fios, onde desempenham funções tão variadas como linhas refletoras com atraso, ressoadores, etiquetas de identificação com código fixo.

Mais recentemente assistiu-se à sua utilização como sensores de diferentes grandezas (temperatura, pressão, torque, corrente, presença de espécies químicos). Isto é possível devido ao seu princípio de funcionamento: quando um SAW é interrogado por um sinal de radio-frequência, é gerada uma onda acústica; esta onda “viaja” através da superfície do material piezoelétrico que constitui o dispositivo e é novamente convertida num sinal RF. O tempo que a onda acústica demora a percorrer a superfície do dispositivo pode depender de fatores como massa, densidade, tensão, stress ou temperatura.

Por outro lado, os sinais RF são emitidos/captados por uma unidade eletrónica dotada de processamento adequado e que extrai a informação relevante. O princípio de funcionamento do conjunto unidade de leitura/dispositivo SAW é semelhante ao princípio de funcionamento dos radares; por outro lado, os dispositivos SAW são inerentemente passivos (isto é, não necessitam de alimentação externa de nenhum tipo, como baterias ou pilhas) e podem ser interrogados através de um feixe RF (o que evita a necessidade de utilizar fios ou ligações físicas).

Deste modo, são extremamente versáteis, podendo ser colocados em locais de difícil acesso, peças em movimento ou em ambientes hostis, uma vez que não precisam de qualquer tipo de manutenção.

Conscientes do potencial dos dispositivos SAW, os investigadores da Unversidade de Aveiro (UA) e do  Instituto de Telecomunicações – pólo de Aveiro (IT) têm vindo a levar a cabo investigação nesta área há cerca de quatro anos. Para tal, estão a tentar aliar as propriedades únicas dos filmes de diamante (tais como elevada condutividade térmica, baixa condutividade elétrica e elevada inércia química) à versatilidade dos dispositivos SAW.

Ao contrário do diamante natural, que existe sobre a forma de cristais tridimensionais, os filmes de diamante podem ser depositados a partir da fase vapor (uma mistura gasosa de hidrogénio e metano) em diferentes materiais, neste caso o substrato piezoelétrico que é a base dos dispositivos SAW.

No entanto, nem tudo é simples. Em condições normais, o substrato piezoelétrico degrada-se quando é exposto às condições em que os filmes de diamante são depositados. Os investigadores do projeto têm concentrado a sua atenção na utilização de camadas extremamente finas (da ordem dos nanómetros – 1/1000000000 do metro) de materiais para protegerem a superfície do dispositivo aquando da deposição do diamante, bem como na utilização de diferentes misturas gasosas.

 

5. Indicadores de Realização

> Artigos em revistas internacionais: 4
> Comunicações em encontros científicos internacionais: 3
> Relatórios: 3
> Teses de Doutoramento: um doutoramento em curso
> Protótipos laboratoriais: em desenvolvimento

 

6. Links

Site do projeto (em inglês): http://www.av.it.pt/jisis/

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito da Ciência e Conhecimento (SAESCTN), consulte o menu Áreas/Os Projetos que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem