Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

“TrophicENP” | Biodisponibilidade e transferência de nanopartículas metálicas na cadeia alimentar terrestre

04.11.2014
  • Acções Colectivas

O projeto “TrophicENP” pretende contribuir para uma política de segurança alimentar mais efetiva a nível Europeu, tendo em consideração o risco de contaminantes emergentes.

Imagem ilustrativa do projeto
Imagem ilustrativa do projeto

Apoio

Promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM/UA) o projeto “TrophicENPs” é um projeto de investigação apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESTCN. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER conta com um investimento elegível de 142 mil Euros correspondendo a um incentivo de 120 mil euros.

Este projeto conta ainda com investigadores do Instituto Politécnico de Beja e do Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL).

 

Breve descrição da empresa/entidade promotora

A Universidade de Aveiro (UA) tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

A Unidade de Investigação promotora do projeto é o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM/UA), Laboratório Associado desde 2005. O CESAM inclui cerca de 500 investigadores, 190 dos quais doutorados, de seis departamentos da UA: Ambiente e Ordenamento, Biologia, Engenharia Civil, Física, Geociências e Química. Participam também no projeto investigadores do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO/UA).

 

Enquadramento

Na última década, a produção e utilização de nanopartículas metálicas teve um crescimento exponencial, devido ao seu uso em diversas aplicações, tais como tratamento de águas, equipamento químico e medicinal e agricultura. Contudo, existem ainda muitas incertezas relacionadas com o comportamento e o impacto destas nanopartículas em sistemas naturais. Estas incertezas estão relacionadas com a disponibilidade das nanopartículas metálicas no solo para bioacumulação e translocação para as plantas e com o potencial para a ocorrência de transferência trófica em cadeias terrestres.

 

Projeto

 O projeto “TrophicENPs” visa avaliar a biodisponibilidade e transferência de nanopartículas metálicas na cadeia alimentar terrestre. É desenvolvido por uma equipa de investigação interdisciplinar, permitindo a realização de trabalho em áreas diversas incluindo a reactividade química das nanopartículas metálicas, disponibilidade biológica das nanopartículas metálicas nos solos, exposição e risco para a saúde animal e humana. O projecto pretende contribuir para um aspecto chave da “European knowledge-Based Bio-Economy” – maior conhecimento sobre segurança na cadeia alimentar terrestre. Deseja-se que o projecto possa contribuir para uma política de segurança alimentar mais efectiva a nível Europeu, tendo em consideração o risco de contaminantes emergentes.

 

Objetivos do projeto

O objectivo deste projecto é avaliar a transferência de nanopartículas metálicas nos sistemas solo-solução e solo-planta. Modelos empíricos que permitam avaliar a transferência trófica de nanopartículas e estimar o potencial risco destas partículas na saúde humana e animal serão desenvolvidos e validados para solos com diferentes características. O projecto permite também o treino de bolseiros em técnicas analíticas avançadas que permitem uma adequada caracterização das nanopartículas nas várias matrizes a estudar.

 

Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto

Durante o período de execução do projecto, a equipa desenvolverá 5 tarefas:

Trabalho de Campo

Foto: Trabalho de Campo do Projeto

- Tarefa 1 – Treino na síntese e caracterização de nanopartículas metálicas

- Tarefa 2 – Impacto e comportamento das nanopartículas metálicas no solo: partição solo-solução e influência das propriedades do solo (experiências em vaso);

- Tarefa 3 – Avaliação da disponibilidade das nanopartículas metálicas dos solos para as plantas (experiências em vaso)

- Tarefa 4 – Desenvolvimento de modelos empíricos para as nanopartículas metálicas nos solos (funções de transferência solo-solução e solo-planta) que possam ser usados para avaliação de risco

- Tarefa 5 – Avaliação da potencial exposição de Humanos às nanopartículas metálicas dos solos (através da cadeia trófica terrestre) (uso de modelos).

 

Testemunho

Segundo Sónia Rodrigues, uma das investigadoras do projeto, "este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando a criação de uma equipa altamente qualificada e multidisciplinar essencial para o desenvolvimento de investigação inovadora numa área científica emergente".