Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

“TrophicENP” | Biodisponibilidade e transferência de nanopartículas metálicas na cadeia alimentar terrestre

04.11.2014
  • Acções Colectivas

O projeto “TrophicENP” pretende contribuir para uma política de segurança alimentar mais efetiva a nível Europeu, tendo em consideração o risco de contaminantes emergentes.

Imagem ilustrativa do projeto
Imagem ilustrativa do projeto

Apoio

Promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM/UA) o projeto “TrophicENPs” é um projeto de investigação apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESTCN. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER conta com um investimento elegível de 142 mil Euros correspondendo a um incentivo de 120 mil euros.

Este projeto conta ainda com investigadores do Instituto Politécnico de Beja e do Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL).

Breve descrição da empresa/entidade promotora

A Universidade de Aveiro (UA) tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

A Unidade de Investigação promotora do projeto é o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM/UA), Laboratório Associado desde 2005. O CESAM inclui cerca de 500 investigadores, 190 dos quais doutorados, de seis departamentos da UA: Ambiente e Ordenamento, Biologia, Engenharia Civil, Física, Geociências e Química. Participam também no projeto investigadores do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO/UA).

Enquadramento

Na última década, a produção e utilização de nanopartículas metálicas teve um crescimento exponencial, devido ao seu uso em diversas aplicações, tais como tratamento de águas, equipamento químico e medicinal e agricultura. Contudo, existem ainda muitas incertezas relacionadas com o comportamento e o impacto destas nanopartículas em sistemas naturais. Estas incertezas estão relacionadas com a disponibilidade das nanopartículas metálicas no solo para bioacumulação e translocação para as plantas e com o potencial para a ocorrência de transferência trófica em cadeias terrestres.

Projeto

O projeto “TrophicENPs” visa avaliar a biodisponibilidade e transferência de nanopartículas metálicas na cadeia alimentar terrestre. É desenvolvido por uma equipa de investigação interdisciplinar, permi...

A Carregar...