Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

DHMS - Dinamização Regional de Actores na área do Healthcare and Medical Solutions

17.01.2013
  • SIAC

Reforçar a capacidade de inovação das empresas da Região Centro, fomentando a introdução no mercado de novas soluções, produtos e serviços no setor da saúde.

DHMS

O projeto DHMS – Dinamização Regional de Actores na área do HealthCare & Medical Solutions teve como principal motor o reforço da capacidade de inovação das empresas da Região Centro, fomentando a introdução no mercado de novas soluções, produtos e serviços no setor da saúde.

Este projeto promovido pelo Instituto Pedro Nunes, a AIBILI – Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior, integrado no plano de ação do Pólo de Competitividade Health Cluster Portugal desenvolveu-se ao abrigo de um projeto de incentivos do COMPETE - Programa Operacional de Factores de Competitividade- no âmbito das SIAC envolvendo um investimento elegível no valor de 483 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 371 mil euros.

Enquadramento
A Região Centro concentra, de forma invulgar e marcante, um vasto espectro de competências, capacidades e utilizadores na área das ciências da saúde / ciências da vida. É uma referência internacional na prestação de cuidados de saúde diferenciados e possui um conjunto de infra-estruturas, equipamentos, competências humanas e científicas que lhe conferem potencialidades únicas no quadro nacional e o reconhecimento internacional em determinadas áreas de excelência.

Os seus diferentes centros de ensino e investigação, bem como as entidades de prestação de serviços de saúde, que são "end-users" sofisticados, especializados e reconhecidos internacionalmente, constituem um contexto privilegiado para a identificação de oportunidades de inovação e desenvolvimento na área do "Healthcare & Medical Solutions" (HMS). Existem também na região conhecidas empresas que desenvolvem tecnologias e soluções com aplicação na área da saúde.

Objetivos
O projeto visa potenciar sinergias na rede de atores da Região Centro, cujas competências interdisciplinares se cruzam e complementam na área de "Healthcare & Medical Solutions", fortalecendo a capacidade que têm evidenciado ao longo dos anos na criação de empresas, produtos e serviços inovadores para a Saúde, amplificadas e potenciadas por uma integração numa rede mais vasta e abrangente, o Pólo de Competitividade Health Cluster Portugal, que abarca não só as restantes regiões do país, mas acrescenta também uma dimensão internacional.

Com este projeto, pretendeu-se potenciar a cooperação entre empresas, centros de ensino e investigação, end users e entidades de desenvolvimento, de forma a criar condições para a identificação de oportunidades de negócio e para o desenvolvimento de tecnologias vocacionadas para o mercado global de Healthcare e Medical Solutions. Para tal, as atividades centraram-se na deteção de oportunidades de negócio em mercados locais e internacionais, fomento de projetos de investigação aplicada em consórcio, procura de formas de financiamento em programas nacionais e internacionais de I&DT; e apoio na procura de parceiros para a comercialização e distribuição de tecnologias/produtos em parceria com o Pólo de Competitividade HCP. Este projeto veio dar continuidade ao XHMS - Centro de Excelência Healthcare and Medical Solutions, projeto iniciado em 2006.

Resultados
Os testemunhos das empresas participantes no projeto DHMS são a confirmação do seu sucesso e do seu alcance. Os reais resultados desta iniciativa permitem comprovar o potencial da região; demonstrar que a cooperação entre os vários atores do ecossistema de inovação está dar frutos; e salientar o grande potencial que existe para a criação de empresas, emprego e valor.

Na procura constante por boas práticas e experiências que possam colaborar para o encontro de soluções inovadoras no mercado de Healthcare e Medical Solutions, o DHMS reuniu os casos dos seus promotores numa brochura.

Testemunhos:

Internacionalização

Estruturação de start-ups