Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

InterCork - Cortiça. Cultura, Natureza, Futuro

O projecto "InterCork" apresenta-se como um projecto de especial relevância para o sector da cortiça, não só no sub-sector de rolhas como também no sub-sector de materiais de construção e decoração, perspectivando uma intervenção nos mercados internacionais mais relevantes para este sector, de forma a proporcionar o aumento de quotas de mercado bem como a recuperação da imagem da matéria prima cortiça.

O InterCork é um projecto público-privado com uma participação pública do FEDER por via do SIAC – Sistema de Apoio às Acções Colectivas do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que o financia em 80 por cento, sendo que os restantes 20 por cento são assumidos pelos associados da APCOR, pelas associações e por empresas do sector presentes nos diferentes mercados. No total, representa um investimento de 21 milhões de euros.

A cortiça como um produto natural, sustentável, moderno, elegante e com características únicas, são algumas das mensagens-chave transmitidas e que pretendem vincar que, sendo uma indústria tradicional, o sector português da cortiça é, também e principalmente, uma indústria de futuro.

Com o objectivo de promover os principais produtos do sector - a rolha de cortiça e os materiais de construção e decoração – está a ser desenvolvida nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Alemanha (para acções de promoção da rolha de cortiça), e nos Estados Unidos e Canada, Alemanha, Rússia, Japão, Bélgica e Holanda, China e Emirados Árabes Unidos (no caso dos materiais de construção e decoração) esta campanha de promoção da cortiça.

O InterCork regista já a publicação, a nível mundial, de mais de 7.000 artigos sobre a cortiça. E o nosso país – zona de montado e indústria – já foi visitado por mais de 90 jornalistas, líderes de opinião e consumidores internacionais. A campanha realizou também cerca de uma centena de eventos em várias cidades de cada um dos países e continua a difundir-se pela web, contando com 11 sítios na internet, mais de 80.000 fãs no facebook e 3.000 seguidores no twitter.

De relevar também o nível de envolvimento de entidades e personalidades, de diversos sectores da sociedade, que mostraram a sua preferência e defesa pela cortiça nos vários mercados. A título de exemplo, o Carrefour, NABU, WWF, Gambero Rosso, Slow Food, The Savoy, Laithwaites Wine, Sainsbury’s, Anthropologie, Moscow Architect Institute, Bund Deutscher Innenarchitekten (BDIA), Lord Puttnam, Daryl Hannah, Candice Olson, Daniel Michalik, Allen Hershkowitz, entre outros.  

O projecto InterCork é desenvolvido pela APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça que foi criada para representar e promover a Indústria de Cortiça Portuguesa. É uma associação patronal, de âmbito nacional, fundada em 1956, sedeada no norte de Portugal, em Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira.

Todas as empresas que se dediquem à produção, comercialização ou exportação de produtos de cortiça podem ser suas associadas. Actualmente, a APCOR conta com cerca de 250 empresas associadas e que, no seu conjunto, são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional e 85% das exportações de cortiça. A APCOR tem como missão promover e valorizar a cortiça enquanto matéria-prima de excelência, bem como todos os seus produtos e derivados.

Para mais informações contacte realcork@apcor.pt ou visite os sítios:
www.apcor.pt | www.realcork.org