Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

ADjustMEMBRANE | Membrana divisória adaptável

03.06.2014
  • I&DT

Solução de construção de paredes interiores, modular, ajustável e reutilizável. A proposta elimina o trabalho especializado e a perda de materiais no processo de demolição tradicional.

  Publicação de Universidade do Minho - Oficial.


 

Enquadramento

A constante evolução e mutação dos estilos de vida e dos agregados familiares têm levado a um reequacionar dos modos de habitar e à crescente necessidade de propor habitações mais evolutivas e adaptáveis. Verifica-se que grande parte das habitações existentes não cumpre satisfatoriamente esse desígnio. Tal deve-se às características das soluções construtivas utilizadas nas divisórias interiores, normalmente em alvenaria que são pesadas e estáticas.

A crescente necessidade de economizar recursos materiais e energéticos, aliada à preocupação pelas questões ambientais e incerteza na evolução da economia, induz a abordagens minimalistas na Arquitetura e Engenharia, sugerindo a redução à mínima expressão necessária dos elementos construtivos. Estas abordagens apostam na introdução de soluções mais eficientes do ponto de vista mecânico e funcional. Sendo que uma otimização mecânica pode não corresponder a uma otimização funcional e vice-versa.

 

Apoio COMPETE

O projeto é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) e envolveu um investimento elegível de 143 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 122 mil euros.

 

Projeto

O sistema de partição ADjustMEMBRANE propõe uma solução de construção de paredes interiores, modular, ajustável e reutilizável. A proposta elimina o trabalho especializado e a perda de materiais, vulgar entulho, no processo de demolição tradicional.

Segundo Paulo Mendonça, coordenador do Projeto, “o desenvolvimento da solução de compartimentação inovadora AdjustMEMBRANE só foi possível com o apoio do COMPETE.”

 

ADjustMEMBRANE

O ADjustMEMBRANE é o resultado do desenvolvimento de um sistema de divisórias de compartimentação, com utilização de materiais com alguma porosidade no núcleo para garantir a absorção acústica e isolamento térmico, permitindo também incluir sistemas complementares de optimização da inércia higroscópica e térmica, eventualmente através da integração de PCMs ou outras soluções de massa térmica não convencional e revestimento exterior complementar que assegure outras propriedades como anti-fungo e auto-limpeza.

Ao nível do projeto pretendeu-se também contribuir para o avanço do conhecimento, através da definição duma metodologia de compatibilização estrutural e funcional que explorasse os limites de otimização, recorrendo a ferramentas informáticas dinâmicas de previsão do comportamento mecânico, térmico e acústico. Além dos elementos de suporte estrutural convencionais em aço ou madeira, foram explorados sistemas tensados com cintas e cabos tornando as divisórias ainda mais leves e, portanto, mais facilmente transportáveis e adaptáveis a diversos usos e situações.

Como objetivo conseguiu-se uma solução leve e modular, de tal forma que as divisórias sejam portáteis e possam ser transportadas, tal como o recheio móvel da casa. Não foram esquecidas as instalações e divisórias de zonas húmidas, que têm um tratamento diferenciado, com inevitável limitação de flexibilidade.

A caracterização do painel foi, posteriormente, validada através de ensaios experimentais sob os aspetos mecânicos e funcionais, adaptabilidade e durabilidade às condições de desgaste interiores, de acordo com as normas e regulamentos existentes.


Protótipo de testes

Recorreu-se, maioritariamente, a materiais facilmente produzíveis pela indústria nacional, possibilitando dessa forma potenciar novos mercados para as indústrias têxtil e da construção. A articulação destas preocupações foi o elemento chave do protótipo ADjustMEMBRANE, onde se associam quatro áreas da Universidade do Minho, com valências complementares:

  • A Arquitectura - conceito e integração funcional,
  • A Engenharia Civil - otimização e validação experimental da estrutura/sistema,
  • As Engenharias Têxtil e de Polímeros - otimização e validação experimental do material.

 

Equipa de Investigação envolvida no projeto

Área de Arquitectura:

Coordenador geral e Investigador: Paulo Mendonça (EAUM e C-TAC)
Investigador: Nuno Cruz (EAUM)
Bolseiro de investigação: Mónica Macieira (C-TAC)

Área de Engenharia Têxtil/Polímeros:

Investigadores: Raul Fangueiro e Mário de Araújo (2C2T), Ferrie van Hattum (IPC)
Bolseiro de investigação: João Velosa (2C2T)

Área de Engenharia Civil/Estruturas:

Investigador: Luís Ramos (ISISE)
Bolseiro de investigação: Tiago Santos (ISISE)

Área de Engenharia Civil/Construções:

Investigadores: Luís Bragança e Ricardo Mateus (C-TAC)
Bolseiro de investigação: Sara Neiva (C-TAC)

 

Principais destaques do ADjustMEMBRANE

1 Solução portátil, adaptável, leve e reutilizável;

2. De fácil montagem e desmontagem

3.Com um bom desempenho térmico e acústico

4. Com bom desempenho relativamente à humidade

5. Reciclável

6. Baixo custo

 

Divulgação

O projeto já deu origem a:

  • 1 livro;
  • 8 artigos em revistas internacionais;
  • 1 artigo numa publicação periódica nacional;
  • 13 comunicações em conferências internacionais;
  • 2 comunicações em conferências nacionais;
  • 4 relatórios;

Foi ainda tema de um seminário / conferência, de uma tese de mestrado e já foram construídos 2 protótipos.

O ADjustMEMBRANE está devidamente patenteado.