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Campanha Internacional do Calçado, apoiada pelo COMPETE, vence o Prémio Europeu de Promoção Empresarial

26.11.2013

Comissão Europeia distingue a campanha da APICCAPS Portuguese Shoes: The Sexiest Industry in Europe.

O projeto da APICCAPS em parceria com a Academia de Design e Calçado, Portuguese Shoes: The Sexiest Industry in Europe foi distinguido pela Comissão Europeia no âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

A campanha vencedora conta com o apoio do COMPETE, desde 2009, e envolve um Investimento Elegível de 2,5 milhões de euros o que representa 1,9 milhões de euros de Incentivo FEDER.

Centenas de entidades apresentaram as suas candidaturas a esta iniciativa da Comissão Europeia, que visa distinguir as melhores práticas empresariais. Na categoria “Apoio à Internacionalização das empresas”, a campanha de promoção integrada do calçado português nos mercados externos disputou in-extrenis o primeiro prémio com uma candidatura de promoção do champanhe francês.

Portugal foi este ano o país que apresentou o maior número de projetos candidatos aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA), no conjunto dos 32 países participantes. Com um total de 56 projetos a concurso, Portugal, através do IPAMEI, foi responsável pela mobilização do maior número de candidaturas à edição 2013 desta iniciativa europeia, seguido do Reino Unido, com 42 projetos, e da Alemanha, com 37.

Na ótica do IAPMEI, que em Portugal organiza esta iniciativa, “este facto marca mais uma vez o dinamismo dos nossos agentes nacionais, regionais e locais, que atuam na promoção do empreendedorismo, e revela o reconhecimento crescente de uma iniciativa que pretende valorizar a partilha de boas práticas no incentivo à atividade empresarial na Europa”.

Alinhados com as prioridades da estratégia Europa 2020, os Prémios distinguem projetos desenvolvidos nas áreas da promoção do espírito empresarial, investimento em competências, desenvolvimento do ambiente empresarial, apoio à internacionalização das empresas, apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos, e promoção do empreendedorismo responsável e inclusivo.

A industria mais sexy cresce nos mercados externos
A APICCAPS candidatou-se com o projeto Portuguese Shoes: The Sexiest Industry in Europe, em parceria com a Academia de Design e Calçado e o apoio do Programa Compete. Em traços gerais, este projeto elenca o conjunto de ações desenvolvidas no processo de internacionalização do calçado português desde 2009. Nesse período, foi desenvolvida uma ofensiva promocional que visa aumentar as exportações, diversificar os mercados de destino das exportações, aumentar a reputação do calçado português e colocar o setor na agenda mediática internacional. Para além disso, reforçou a ligação ao Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, agora Academia de Design e Calçado, com vista à afirmação de novos jovens talentos. Assim, para além da participação, em média anual, em mais de 70 certames profissionais, a APICCAPS desenvolveu um conjunto de «ações de charme» junto de potenciais clientes do setor, imprensa da especialidade e público em geral. Uma campanha verdadeiramente integrada que tem permitido aumentar o prestígio do calçado português no mercado internacional.

Resultados animadores
Em resultado destas ações, nos últimos três anos, as exportações de calçado aumentaram 30%. Já em 2013, nos primeiros nove meses do ano, há a assinalar um novo crescimento das vendas no exterior em 7,2%. Recorde-se que o calçado português exporta atualmente 95% da sua produção, para 132 países, nos cinco continentes. Acresce que o preço médio do calçado português aumentou 25% desde 2010. Portugal superou mesmo a França e apresenta atualmente o 2º maior preço de médio de exportação a nível mundial (ficando apenas atrás de Itália).