Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

IntellWheels | Um projeto onde a inteligência artificial e a robótica se associam para aumentar a qualidade de vida

30.01.2012
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT

O IntellWheels é um projeto inovador na área da inteligência artificial e da robótica que permitirá dar uma maior autonomia e qualidade de vida aos cidadãos de mobilidade reduzida, através do desenvolvimento de uma plataforma que permite transformar qualquer cadeira de rodas numa Cadeira de Rodas Inteligente (CRI) de custos reduzidos e com poucas alterações do ponto de vista ergonómico.

O projeto IntellWheels é um projeto inovador na área da inteligência artificial e da robótica que permitirá dar uma maior autonomia e qualidade de vida aos cidadãos de mobilidade muito reduzida. Este projeto de investigação coordenado pelo Professor Luís Reis da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores - LIACC - e INESC-Porto), deverá estar concluído no final de 2012 e é apoiado no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (COMPETE), envolve um investimento elegível de 94.360€, correspondendo a um incentivo FEDER de 66.052€.

Arquitetura

O projeto envolve a criação de uma plataforma que permite transformar qualquer cadeira de rodas elétrica numa cadeira de rodas inteligente (CRI) capaz de ser comandada por voz e por outros sensores, que se desvia sozinha dos obstáculos, planeia tarefas, comunica com outros dispositivos e permite ao paciente selecionar o seu modo preferido de comando da cadeira de rodas.

Numa sociedade que se pretende inclusiva este projeto pretende dar maior autonomia a um conjunto de cidadãos com deficiências ou com limitações motoras.

As Cadeiras de Rodas são um importante meio de deslocação para pessoas com deficiências físicas nos membros inferiores e para os cidadãos seniores. Com o aumento da esperança de vida, mesmo para cidadãos portadores de deficiências e com o envelhecimento de parte importante da população, criou-se o ambiente propício para a introdução de um novo conceito de Cadeira de Rodas Inteligente (CRI). Pretende-se que tais equipamentos tenham capacidade de navegação segura evitando obstáculos, interface inteligente e fácil com o(s) utilizador(es), capacidade de comunicar e negociar com outros dispositivos inteligentes (tais como por exemplo portas e outras CRIs). As CRI anteriormente desenvolvidas em laboratórios de investigação têm arquiteturas de hardware e de software excessivamente específicas para os modelos de cadeira utilizados e são tipicamente difíceis de configurar sofrendo ainda de falta de flexibilidade de configuração. Nestas circunstâncias é muito difícil que o utilizador final comece rapidamente a utilizar, de modo satisfatório as CRI atualmente existentes.

O protótipo de CRI do projeto IntellWheels incluirá todas as capacidades normais deste tipo de sistemas tal como reconhecimento facial, comando por voz, comando por sensores, capacidades sensoriais avançadas, utilização de visão por computador para ajuda à navegação, desvio de obstáculos, capacidade de planeamento inteligente de tarefas a alto nível e ainda capacidades de comunicação com outros dispositivos.

Do projeto resultou até ao momento a construção de 2 protótipos e a publicação de 20 artigos científicos em revistas e conferências internacionais. Os próximos passos consistem na construção de um protótipo final e na realização de um vasto conjunto de experiências com pacientes reais. No final do projeto os 2 protótipos IntellWheels construídos serão testados na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (Porto) e na Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto para avaliação dos resultados finais conseguidos no projeto. A validação do sistema permitirá, a médio prazo, transformar as CRI Intellwheels, em produtos comerciais, com elevadas capacidades no auxílio a idosos e indivíduos com graves deficiências motoras.

O projeto IntellWheels foi distinguido pela Associação Salvador, na Freebots Competition e na Gala do Congresso Nacional de Inclusão.