Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Nova plataforma da AIP-CCI integra Bolsa de Inovação e Comunidades de Prática

20.11.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

No âmbito do projeto “Redes de Inovação”, promovido pela AIP-CCI, foi concebido o portal www.aip-inovacao.pt que se constitui como Inovatório ou Observatório de Inovação de modo a permitir a monitorização das atividades de IDI nas regiões Alentejo (Évora e Portalegre) e Centro (Castelo Branco).

Bolsa de Inovação e Comunidades de Prática
Bolsa de Inovação e Comunidades de Prática

Inovatório vai monitorizar IDI nas regiões Centro e Alentejo

Esta plataforma, lançada agora pela AIP-CCI, vai facilitar a ligação entre a oferta e a procura no que concerne ao fator Inovação. A Bolsa de Inovação, integrada no site, irá permitir efetuar este matching, potenciando deste modo a ligação entre o Sistema Cientifico e Tecnológico e as empresas com necessidades objetivas em termos de conhecimento, que se operacionalize em Inovação.

A AIP-CCI pretende ainda com esta nova plataforma dedicada à Inovação organizar e dinamizar Comunidades de Prática tendo em vista a sensibilização para esta temática (Inovação), procurando facilitar o apoio técnico e/ou instrumental que possa ser facultado por esta via a possíveis interessados neófitos e/ou aos que já estão envolvidos em processos de mudança que incorporem IDI.

Trata-se essencialmente de um espaço de discussão e debate de ideias sobre um tema tão importante e relevante para a vida das empresas no contexto de competitividade global com que estão incontornavelmente confrontadas.

Plataforma com potencial para as PME

A AIP-CCI considera que através da utilização desta plataforma poderá ser potenciada a sensibilização das empresas das regiões Centro e Alentejo para a inovação empresarial com o objetivo de estimular a Inovação nas empresas, especialmente nas PME.

A promoção do trabalho em rede facilitando o acesso ao trabalho dos investigadores é outro dos objetivos propostos.

Esta plataforma pretende ser um incentivo a uma melhor articulação entre os centros produtores do conhecimento (universidades, institutos, politécnicos, etc) e as empresas capazes de operacionalizar com acréscimo de valor esse mesmo conhecimento, tendo em vista o reforço da ligação entre empresas e o “Conhecimento”, e subsequentemente das parcerias universidade – empresa.

O portal irá permitir a promoção da inovação nas regiões parceiras e, de uma forma geral, a promoção das parcerias entre empresas e o trabalho colaborativo; a promoção da inovação como fator essencial ao crescimento e à criação de riqueza e de emprego; e a apresentação de casos de sucesso e de exemplos de boas-práticas como incentivo a seguir.