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TERRAS ALTAS DE PORTUGAL

27.01.2015
  • Acções Colectivas

Projeto que visa melhorar a competitividade das regiões do Norte e Centro, através de uma estratégia conjunta para a internacionalização das empresas, projetando e ajudando a identificar oportunidades de negócio e contribuindo para a construção de uma maior notoriedade internacional das Terras Altas de Portugal.

Terras Altas de Portugal
Terras Altas de Portugal

O Projeto 'TERRAS ALTAS DE PORTUGAL" visa a melhoria da competitividade das regiões do Norte (Bragança e Vila Real) e Centro (Guarda e Castelo Branco), através de um objetivo comum: desenvolver até 2015 uma estratégia conjunta para a internacionalização das empresas, projetando e ajudando a identificar oportunidades de negócio e contribuindo para a construção de uma maior notoriedade internacional das Terras Altas de Portugal.

Este projeto que resulta da parceria das associações empresariais dos quatro distritos:

NERBA - Núcleo Empresarial da Região de Bragança;

NERVIR - Associação Empresarial de Vila Real;

NERGA - Núcleo Empresarial da Região da Guarda;

e AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa.

E está focado, essencialmente, nos pequenos negócios regionais (alguns produtos tradicionais como o vinho, a castanha, o queijo, o azeite, frutos secos e enchidos) que se propõe projetar além-fronteiras com a marca-chapéu 'Terras Altas de Portugal'. Os mercados alvo estão já identificados pelos promotores - Luxemburgo, Moçambique e Canadá -, constituindo um desafio para o projeto identificar canais de distribuição nestes mercados e unir os empresários num esforço conjunto de internacionalização.


Apoio

O Projeto é apoiado pelo COMPETE no âmbito das Acções Colectivas. Com um montante elegível de 421 mil euros, o que representa um incentivo FEDER de 337 mil euros.


Objetivos Estratégicos do Projeto

Esquema
 - Avaliação do Mercado: tendências, segmentos e canais/ parceiros - tendo como base que a rentabilidade de qualquer atividade depende do Mercado que serve, o conhecimento do seu comportamento atual mas sobretudo a clara identificação das suas potenciais evoluções permitirá a eficaz definição de uma estratégia de atuação. O foco, fundamental, da abordagem deste Projeto está no conhecimento da procura – driver fundamental no processo de geração de valor.

- Identificação e desenvolvimento de estratégias de suporte à competitividade: aposta em modelos organizacionais em rede, associando
empresas sob uma mesma estratégia, e o incremento do contato e proximidade com o Mercado.

- Comunicação e Promoção da região das Terras Altas: para dar notoriedade é preciso dar a conhecer. Um dos objetivos é a transmissão dos valores que atribuem uma identidade própria da região das Terras Altas, é estratégico e crítico o desenvolvimento de um plano de comunicação que permita aproximar às Regiões, como um todo, dos seus principais potenciais Mercados de Atuação.

Resultados e Objetivos


A importância da cooperação entre empresas tem vindo a aumentar de uma forma significativa, devido essencialmente a fatores como a crescente competitividade internacional, a aceleração do progresso tecnológico e uma continuada sofisticação dos mercados, clientes e fornecedores à qual se tem vindo a assistir. Esta realidade obriga a um elevado poder de adaptação e flexibilidade por parte das empresas, que comprometem progressivamente a sua competitividade, ao se basearem numa atuação isolada no mercado.

A cooperação empresarial é em Portugal uma opção estratégica com particular interesse, atendendo ao tecido empresarial tipicamente composto por empresas de reduzida dimensão e com algumas limitações ao nível dos recursos físicos e humanos.

Em geral, os benefícios da cooperação empresarial podem agrupar-se em duas categorias principais:


- Operacionais: os que afetam duma forma direta a vida interna das organizações do ponto de vista da eficiência com que a sua atividade é desenvolvida;
- Estratégicos: os que se traduzem num reforço da posição competitiva e estratégica das empresas envolvidas no acordo.


Face a esta realidade a presente candidatura baseou-se no desenvolvimento de uma estrutura de cooperação na promoção multi-nível, com o intuito de reforçar a capacidade de adaptação e flexibilidade por parte das empresas. Uma necessidade que é reforçada pelo estudo do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais de Portugal sobre a atividade de inovação nas empresas nacionais.

Pretende-se com este projeto para além de dar continuidade ao resultados do projeto COOPETIR, fazer face ao défice de condições de suporte do negócio, as estratégias competitivas das empresas em territórios de baixa densidade, invertendo a perda de competitividade das empresas em zonas de baixa densidade. Definindo os mercados e produtos que possam aportar vantagens; constituindo de redes de cooperação que funcionem em coordenação e permitam ultrapassar as dificuldades ligadas à limitada massa crítica e como não poderia deixar de ser, sendo o objetivo o aumento da competitividade, a divulgação e promoção coordenada e partilhada dos Valores e dos fatores competitivos da oferta existente;

Nesse sentido o projeto implementa um conjunto alargado de ações tanto na criação de redes que permitam aumentar a capacidade de desenvolvimento e capacidade das empresas através da promoção de contacto e ligação a redes. Neste caso as atividades estão orientadas para o desenvolvimento de modelos e ferramentas.

Uma das principais lacunas que o diagnóstico aponta, ao tecido empresarial é a fraca capacidade de “ler” os mercados. Esta situação para além de reduzir a capacidade competitiva das empresas pela sua fraca atitude pro-ativa, limitando-as a uma postura de reatividade, uma postura que as limita na capacidade de retirar Valor do negócio, por apenas poderem competir por fatores facilmente replicáveis, como o preço, inibe qualquer capacidade ou competência de inovação. O projeto tenta contribuir positivamente para a alteração deste fator ao desenvolver um estudo dos principais prescritores para apoio ao desenvolvimento das empresas do sector, como forma de esclarecimento e impulso para uma maior aproximação entre interessados.

Este projeto através das atividades que comporta, pretende os seguintes resultados:


- Tipificação e Diferenciação dos Produtos Típicos através da Marca Chapéu “Terras Altas de Portugal, pretendendo-se tipificar pelo menos 50 produtos;
- Levantamento das principais dificuldades na colocação de Produtos Típicos de Regiões baixa Densidade (Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo Branco) em Mercados de Grande Escala Internacionais, com o intuito que eliminar as dificuldades destetadas;
- Certificação de Valores associados à Marca Chapéu “TERRAS ALTAS de PORTUGAL”, que para além de dar continuidade ao projeto COOPETIR, pretende promover e divulgar os produtos de forma global ganhando assim maior competitividade;
- Incentivar a partilha de negócios;
- Incentivar, promover e orientar boas práticas utilizadas em mercados de referência.


Testemunho


Segundo o Presidente da Direção do NERBA, António Eduardo Malhão, "o Projecto Terras Altas de Portugal, só foi possível com o apoio do COMPETE, permitindo promover a marca Terras ALTAS de Portugal em mercados internacionais, através do desenvolvimento de uma estratégia conjunta para a internacionalização de empresas".