Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Ecossistema de Pólos e Clusters

O ecossistema dos Polos e Clusters envolve um conjunto alargado de atores e de ações, traduzido nas atividades dinamizadas e induzidas pela ação das entidades gestoras dos Polos de Competitividade e Clusters reconhecidos, assim como dos seus stakeholders.

Sugere-se a consulta dos vários websites (ver links), em complemento à descrição sumariada de cada Polo de Competitividade e Cluster, assim como ao envolvimento nas respetivas redes no facebook.

Na Agenda poderá ir acompanhando e participar nas várias sessões de divulgação e informação organizadas ou dinamizadas no âmbito dos Polos de Competitividade e Clusters.

Damos ainda a conhecer os respetivos Programas de Ação aprovados no âmbito do 1.º ciclo de reconhecimento (2009-2012), assim como os Planos de Atividade e Orçamento, e os Relatórios e Contas anuais.

Veja aqui os contactos detalhados dos Pólos e Clusters Reconhecidos

1 2 3 4

Promover a investigação marítima, procurando metodologias e instrumentos inovadores nesta actividade tão vasta e diversa está na génese deste Cluster.

A investigação em rede, a optimização e o desenvolvimento de novos métodos que aumentem a eficiência fazem parte da estratégia do Cluster dos Vinhos desta região, atenta às alterações climáticas, à sustentabilidade e à preservação da diversidade genética das castas.

Disponibilizar ferramentas tecnológicas, organizar acções de divulgação e estabelecer mecanismos de prospecção em rede para recolha de informação estratégica a nível nacional e internacional.

Criar redes de programação, que permitam a convergência dos actuais equipamentos, e oferecer aos agentes criativos segurança, confiança e estímulo faz parte desta estratégia com impacto na economia regional.

O mobiliário português quer-se tornar uma referência de excelência, qualidade, inovação e design a nível mundial.

Desenvolver a eficiência na exploração das pedreiras, gestão, armazenamento de peças cortadas, de acordo com a exigência ecológica. Promover o aproveitamento sustentável dos recursos, contribui para o ordenamento do território e potencia a atractividade turística.

1 2 3 4