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Desenvolver o Carbon Footprint Labelling para os produtos de base Florestal

21.05.2012
  • Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

A AIFF com este projecto irá disponibilizar à Indústria de base florestal e aos principais mercados consumidores informação relevante e quantificada sobre a pegada de carbono dos produtos de base florestal.

Fileira Florestal

Nunca como hoje se falou tanto em desenvolvimento sustentável e em responsabilidade empresarial. De entre as várias matérias que a temática contempla, a delapidação de recursos naturais escassos e as alterações climáticas têm merecido especial destaque, mobilizando empresas e a sociedade para a reflexão de novos modelos que a todos mobilize ativamente para a construção de um mundo melhor.

Atualmente, clientes e consumidores exigem, mais do que nunca, que as empresas informem sobre os impactos dos produtos fornecidos, de forma rigorosa e transparente e tendo por base standards internacionalmente reconhecidos.

A gestão sustentável da floresta tem um impacto positivo a nível da fixação de carbono contribuindo para mitigar as emissões de gases com efeito de estufa, origem das alterações climáticas. A fixação de carbono decorre do processo de fotossíntese, que está na base do crescimento das plantas e que transforma o CO2 atmosférico em O2 e em matéria orgânica, celulose.

Este processo fixa CO2 e por isso a floresta é considerada um importante sumidouro de carbono. O carbono fixado pelas plantas é armazenado na madeira/cortiça e nos produtos produzidos pela Indústria e aí se mantém durante todo o tempo de vida útil do produto. Além disso, quando os produtos de madeira são reutilizados ou reciclados, o armazenamento de carbono é estendido durante outra vida útil, evitando emissões de CO2 para a atmosfera, só se libertando quando o produto for incinerado ou por decomposição orgânica.

Pegada de carbono
As pegadas dão pistas de onde viemos e para onde vamos. As pegadas reais oferecem detalhes sobre o tamanho, peso e velocidade, ao passo que as pegadas de carbono medem a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que nós produzimos nas nossas vidas diárias.

O balanço global das atividades associadas ao ciclo de vida de um determinado produto, medido em unidades de dióxido de carbono emitidas, constitui o que geralmente é chamado ‘carbon footprint’ (pegada de carbono).

Projeto ‘Desenvolver o Carbon Footprint Labelling para os produtos de base Florestal’
A Associação para a Competitividade da Indústria Da Fileira Florestal (AIFF) é a promotora do Projeto Âncora: ‘Desenvolver o Carbon Footprint Labelling para os produtos de base Florestal’, apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE o projecto envolve um investimento de 189 mil de euros, correspondendo a 111 mil de euros de incentivo FEDER.

Criar um processo e um sistema de certificação independente que permita a etiquetagem credível e reconhecida da “pegada de carbono” dos produtos permitirá a comparação entre produtos, ou famílias de produtos, por parte do consumidor. Pretende-se desenvolver, não só a análise da pegada dos produtos da Fileira Florestal, mas, mais do que isso, uma metodologia de avaliação, que permita comparar resultados e sensibilizar os mercados e a opinião pública para as vantagens da avaliação e certificação da pegada de carbono dos produtos, publicitando o “carbon footprint label”.

Em linha com os desafios mundiais e acompanhando a tendência dos principais consumidores, uma análise de ciclo de vida focalizada no parâmetro ‘gases de efeito de estufa’, permitirá às Indústrias de base florestal que compõem o Pólo:

• conhecer a sua própria posição em termos da pegada do carbono;
• desenvolver o carbon footprint labelling dos seus produtos e assim reforçar as suas vantagens competitivas face a materiais alternativos;
•  desenvolver para os produtos pilotos a respetiva declaração ambiental de produto, de acordo com as exigentes normas europeias deste sector.

Através do desenvolvimento do projeto, a AIFF pretende fornecer à Indústria de base florestal e aos principais mercados consumidores informação relevante e quantificada sobre a pegada de carbono dos produtos de base florestal, bem como transmitir através de uma ficha de produto normalizada a informação de declaração ambiental.

As Indústrias de base florestal são de extrema importância na gestão responsável do carbono na medida que:

• Fornecem produtos que armazenam carbono, , e que são altamente recicláveis.
• Requerem quantidades de energia ao longo do seu ciclo de vida mais baixas do que a maioria dos produtos alternativos não florestais.
• Utilizam de forma sustentável e eficiente os recursos florestais e representam um incentivo para investir numa gestão florestal ativa.
• Satisfazem a maioria das suas necessidades energéticas com combustíveis de biomassa, neutros em carbono.

Impacto do projeto
Com a implementação deste projeto pretende-se obter maior informação técnica e credível e sensibilizar os consumidores para as questões ambientais e para as vantagens da utilização dos produtos de base florestal.

Reforçar a competitividade dos produtos de base florestal em geral, através da divulgação do seu potencial efetivo no combate às alterações climáticas. E reforçar a notoriedade dos produtos e das empresas nomeadamente nos sectores da Construção (com destaque para a Construção Sustentável), Carpintaria, Embalagem, Mobiliário, Pasta e Papel e Cortiça.

O projeto será inicialmente promovido junto dos associados da AIFF, mas pretende-se que se estenda a todas as indústrias da fileria florestal. Considera-se que serão alvo deste projeto um total de 3541 empresas, das quais 2479 são PMEs.  As PMEs constituirão um foco particular de atenção nas atividades de disseminação, pretendendo-se captar1239 empresas que passem a contemplar nas suas estratégias de comercialização e comunicação esta avaliação.

Os resultados decorrentes do presente projeto irão ser sistematizados, discutidos e divulgados interna e externamente. É objetivo deste projeto fazer chegar a um vasto público informação rigorosa sobre as vantagens dos produtos derivados de madeira/cortiça.

Será desenvolvida e definida uma campanha de comunicação para dinamizar e disseminar junto da sociedade e de públicos-alvo específicos os resultados obtidos e a abordagem seguida.