Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE apoia projeto focado na divulgação da investigação de células estaminais

22.04.2014
  • Ciência e Conhecimento , Compete

Este é um projeto de divulgação científica que, através dos meios de comunicação social, transmitiu conhecimento científico e esclareceu a opinião pública sobre um tema onde tem ocorrido grandes avanços científicos e tecnológicos.

Título do projeto: Quero mais e melhores células! | Células estaminais: o que são? onde estão? para que servem?


1. Síntese

O tema escolhido para este projeto é bastante importante na atualidade e exige uma divulgação científica séria e de qualidade. O potencial das células estaminais em termos de investigação básica e medicina regenerativa é muito atrativo e aparentemente fácil de explicar. No entanto, essa simplicidade é ilusória pois existem vários tipos de células estaminais com diferentes potencialidades, características e aplicações que estão muitas vezes distantes do que se ouve e lê na comunicação social.

Desta forma, o projeto "Quero mais e melhores células!", financiado pelo COMPETE, e desenvolvido por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra resultou na produção de materiais de divulgação de ciência na área das células estaminais com o objetivo principal de contribuir para uma população mais informada.


O projeto implicou uma narrativa coerente e sistematizada começando por definir os diferentes tipos de células estaminais e aquilo que se pode aprender com cada uma, focando de seguida os diferentes tipos de aplicações e estratégias de utilização, incluindo vantagens e limitações de cada uma.

Estes assuntos foram abordados de modo distinto, consoante o público a que se dirigiam, mantendo sempre o mesmo contexto mas variando o conteúdo técnico e o modo de apresentação.
O projeto, contribuiu para uma população mais informada que emitirá opiniões e tomará decisões mais conscientes sobre a aplicação das células estaminais. Além disso, pretendeu-se que a opinião pública ganhasse consciência que a investigação científica em células estaminais está a evoluir rapidamente e que, por vezes, esses estudos estão até a desenrolar-se muito perto das suas casas - nos laboratórios portugueses.

2. Apoio do COMPETE

Segundo a coordenadora, Cláudia Cavadas “a realização deste projeto foi uma excelente oportunidade para elaborar materiais de elevada qualidade para divulgação e esclarecimento do público em geral sobre o tema científico: Células estaminais. Para além disso, foi possível divulgar a área de interesse de cada um dos investigadores junto da população em geral e criar materiais de extrema utilidade nas atividades de divulgação de ciência, e permitiu divulgar informação a um número elevado de público diversificado.
De uma forma mais pessoal, para mim este projeto foi uma oportunidade privilegiada para divulgar um tema científico atual e que está relacionado com a minha atividade científica e de professora na Universidade de Coimbra. Além disso, este projeto deu-me muito prazer em coordenar, proporcionou-nos uns momentos divertidos e tem permitido chegar a um número elevado de público diversificado
”.

O projeto “Quero mais e melhores células!” foi apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, com um investimento elegível de 83.040 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 70.584 euros.

3. Descrição

3.1 Âmbito

Neste projeto foi concebido material de divulgação científica em vários formatos audiovisuais e multimédia - vídeo, animações 2D e 3D, BD – sobre as células estaminais, dando resposta às questões:

  • o que são?
  • onde estão?
  • para que servem?

3.2 Equipa

- Investigadores

A equipa é composta pelos seguintes investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC):

  • Cláudia Cavadas (coordenadora)
  • João Ramalho Santos
  • Inês Araújo
  • Lino Ferreira 
  • Luís Pereira de Almeida
  • Teresa Girão

- Comunicação Social

As seguintes entidades do sector da comunicação social participaram no projeto:
• o jornal “Público”
• o “Diário de Coimbra”
• a Rádio “Universidade de Coimbra”
• O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.


3.3 População-Alvo

  • População geral
  • População escolar (ensino não superior)
  • População Escolar (ensino universitário)

4. Conteúdos produzidos

4.1-Registos em formato vídeo

Foram produzidos 6 registos vídeo pela Televisão Web da Universidade de Coimbra (UCV)  UCV em que se inclui a explicação do tema por um cientista da área, acompanhada por imagens recolhidas no laboratório e por animações 2D e 3D ilustrativas.

Os vídeos têm os seguintes temas:

1. “O que são células estaminais. Mitos e verdades”, entrevista a João Ramalho-Santos

2. “Células estaminais no Sistema Nervoso”, entrevista a Inês Araújo

3. “Reprogramação de Células Diferenciadas em Células Estaminais Pluripotentes Induzidas”, entrevista a Luís Pereira de Almeida

4. “Células Estaminais e Doenças Cardíacas”, entrevista a Lino Ferreira

5. “Células Estaminais Hematopoiéticas do Sangue do Cordão Umbilical”,  entrevista a Lino Ferreira

6. “Células Estaminais na Descoberta de Novos Medicamentos”, entrevista a Cláudia Cavadas

Os vídeos estão disponíveis online em:

http://www.cnbc.pt/outreach/videos.asp?lg=1

4.2. Material radiofónico – Entrevistas

Com o apoio da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) foram realizadas entrevistas aos investigadores sobre diversos assuntos relativos a células estaminais.

As entrevistas produzidas pela Rádio Universidade de Coimbra, conduzidas pela jornalista Catarina Ribeiro, foram transmitidas semanalmente no programa Alvorada nas seguintes datas:

  • Rubrica 1) “Introdução e Vox Pop” (18/10/2011);
  • Rubrica 2) “O que são células estaminais. Mitos e verdades”, entrevista a João Ramalho-Santos (25/10/2011);
  • Rubrica 3) “As células estaminais no cérebro. Facto ou mito”, entrevista a Inês Araújo (01/11/2011);
  • Rubrica 4) “As células estaminais pluripotentes. Esperança para o tratamento de doenças neurodegenerativas”, entrevista a Luís Pereira de Almeida (08/11/2011);
  • Rubrica 5) “As células estaminais. Esperança para o tratamento de doenças cardíacas”, entrevista a Lino Ferreira (15/11/2011);
  • Rubrica 6) “As células estaminais hematopoiéticas do cordão umbilical. Esperança ou realidade”, entrevista a Lino Ferreira (22/11/2011);
  • Rubrica 7) “Como é que as células estaminais podem ser úteis para o desenvolvimento de novos medicamentos”, entrevista a Cláudia Cavadas (29/11/2011);
  • Rubrica 8) Debate (em direto, no programa 1111, a 01/12/2011).

Além da sua transmissão na rádio, as entrevistas foram igualmente disponibilizadas online:

4.3. Material para imprensa escrita

4.3.1. Crónicas ilustradas publicadas no jornal diário “Diário de Coimbra”

Foram publicadas seis crónicas ilustradas com um “cartoon”, elaborado pelo ilustrador científico Fernando Correia, no jornal “Diário de Coimbra”:

  • Crónica 1) “Células estaminais: 7 mitos e verdades”, texto de João Ramalho-Santos, ilustração de Fernando Correia (29/12/2011);
  • Crónica 2) “Mente sã em corpo são: células estaminais no cérebro”, texto de Inês Araújo, ilustração de Fernando Correia (19/01/2012);
  • Crónica 3) “Uma nova alquimia: de células da pele em células estaminais e neurónios”, texto de Luís Pereira de Almeida, ilustração de Fernando Correia (23/02/2012);
  • Crónica 4) “Células estaminais e doenças cardíacas”, texto de Lino Ferreira, ilustração de Fernando Correia (22/03/2012);
  • Crónica 5) “Células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical”, texto de Lino Ferreira, ilustração de Fernando Correia (26/04/2012);
  • Crónica 6) “Células estaminais na descoberta de novos medicamentos”, texto de Cláudia Cavadas, ilustração de Fernando Correia (01/06/2012).

As crónicas estão disponíveis em:
http://www.cnbc.pt/outreach/cronicas.asp

4.3.2. Livro de Banda Desenhada + Livro de Crónicos

De modo a utilizar uma abordagem mais inovadora e chegar a um público diferente, produziu-se uma banda desenhada sobre estes tópicos, consistindo em histórias curtas sobre os mitos e as potencialidades das células estaminais, abordadas por diferentes pontos de vista.  O autor da Banda Desenhada foi João Ramalho Santos e o desenhador André Caetano.

No mesmo livro, numa versão “costas com costas”, incluiu a banda desenhada e o conjunto de crónicas ilustradas, de modo a aumentar também visibilidade destas últimas.

O trabalho de pré-impressão e edição do livro foi levado a cabo pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Foram produzidos 35.000 exemplares e distribuídos, de forma gratuita, com o jornal Público no dia 5 de Dezembro de 2013.

5. Links

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, consulte o menu Áreas/Os Projetos que Apoiamos.