Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Retrospectiva COMPETE | Projetos premiados

27.12.2013
  • Compete

O final de 2013 marca o fim de ciclo. Destacamos alguns dos protagonistas que foram reconhecidos em inúmeros Prémios pela sua inovação e performance.

O ano de 2013 marca o final do período de programação 2007-2013 e dos seus instrumentos e medidas. Neste último número da Newsletter do COMPETE não quisemos fazer um balanço do programa, já efectuado no evento anual, quisemos manter o racional que marca cada edição: dar o espaço aos protagonistas.

O Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE) é um programa operacional no âmbito do QREN 2007-2013 que visa a melhoria sustentada da competitividade da economia portuguesa, intervindo sobre dimensões consideradas estratégicas, como a inovação, o desenvolvimento científico e tecnológico, a internacionalização, o empreendedorismo e a modernização da Administração Pública.

O Programa, com uma dotação global de 3,2 mil milhões de euros, incide sobre as três regiões de convergência do Continente (Norte, Centro e Alentejo) e dispõe de cinco instrumentos para prosseguir os seus objetivos:

  • os Sistemas de Incentivos às empresas (SI),
  • o Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha de Risco da Inovação (SAFPRI),
  • o Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN),
  • o Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA)
  • e o Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC).

O COMPETE assume ainda um papel específico, no âmbito dos sistemas de incentivos às empresas, uma vez que, tendo em conta que os PO Regionais integram nos seus objetivos a melhoria da competitividade empresarial das respetivas regiões, ficou estabelecido que apoiaria as médias e grandes empresas daquelas três regiões e os projetos que envolvem investimentos empresariais em mais do que uma região convergência.

Em novembro de 2013, no âmbito dos instrumentos do programa tinham sido aprovados: 6.347 projetos, correspondendo a um Investimento elegível aprovado no valor de 8,1 mil milhões €, a um incentivo FEDER no valor de 3,9 mil milhões €. No total cerca 5.000 empresas apoiadas, correspondendo a criação líquida de mais de 19.000 postos de trabalho.

Tratando-se do programa do QREN vocacionado para o apoio ao tecido empresarial e considerando a riqueza dos seus instrumentos, a selecção que foi feita para esta última edição considerou os projectos que foram objecto de reconhecimento, através de prémios e afins, ...

A Carregar...