Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Retrospectiva COMPETE | Projetos premiados

27.12.2013
  • Compete

O final de 2013 marca o fim de ciclo. Destacamos alguns dos protagonistas que foram reconhecidos em inúmeros Prémios pela sua inovação e performance.

 

 

O ano de 2013 marca o final do período de programação 2007-2013 e dos seus instrumentos e medidas. Neste último número da Newsletter do COMPETE não quisemos fazer um balanço do programa, já efectuado no evento anual, quisemos manter o racional que marca cada edição: dar o espaço aos protagonistas.

O Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE) é um programa operacional no âmbito do QREN 2007-2013 que visa a melhoria sustentada da competitividade da economia portuguesa, intervindo sobre dimensões consideradas estratégicas, como a inovação, o desenvolvimento científico e tecnológico, a internacionalização, o empreendedorismo e a modernização da Administração Pública.

O Programa, com uma dotação global de 3,2 mil milhões de euros, incide sobre as três regiões de convergência do Continente (Norte, Centro e Alentejo) e dispõe de cinco instrumentos para prosseguir os seus objetivos:

  • os Sistemas de Incentivos às empresas (SI),
  • o Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha de Risco da Inovação (SAFPRI),
  • o Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN),
  • o Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA)
  • e o Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC).

O COMPETE assume ainda um papel específico, no âmbito dos sistemas de incentivos às empresas, uma vez que, tendo em conta que os PO Regionais integram nos seus objetivos a melhoria da competitividade empresarial das respetivas regiões, ficou estabelecido que apoiaria as médias e grandes empresas daquelas três regiões e os projetos que envolvem investimentos empresariais em mais do que uma região convergência.

Em novembro de 2013, no âmbito dos instrumentos do programa tinham sido aprovados: 6.347 projetos, correspondendo a um Investimento elegível aprovado no valor de 8,1 mil milhões €, a um incentivo FEDER no valor de 3,9 mil milhões €.  No total cerca 5.000 empresas apoiadas, correspondendo a criação líquida de mais de 19.000 postos de trabalho.

Tratando-se do programa do QREN vocacionado para o apoio ao tecido empresarial e considerando a riqueza dos seus instrumentos, a selecção que foi feita para esta última edição considerou os projectos que foram objecto de reconhecimento, através de prémios e afins, em fóruns distintos, destacando o que de melhor se faz em Portugal.

A avaliação intercalar do COMPETE revelou que o programa intervém sobre o segmento mais qualificado da estrutura produtiva portuguesa, os projetos enquadram-se mais expressivamente nas estratégias mais intensivas na I&D, diferenciação de produto, associadas à competitividade valor/não-custo. Nos vetores de orientação estratégica assumem muita relevância a introdução de novos produtos/serviços, a diferenciação de produtos/serviços e a inovação nos produtos/serviços já existentes e são considerados relevantes pelos promotores a modernização tecnológica e inovação nos processos e a expansão da capacidade produtiva.

Neste contexto é expressivo o número de prémios atribuídos a projectos de I&D (e.x Winesulfree, Life) e a projectos que estimulam a aproximação à ciência e à tecnologia.

Sublinha-se que as temáticas da articulação entre empresas e centros de saber e da difusão, transferência e utilização de tecnologias, conhecimento e resultados de I&DT por parte das empresas contaram com um impulso sem precedentes do COMPETE.

O COMPETE é um programa fortemente orientado para a aposta na internacionalização e neste contexto apoiou fortemente a promoção internacional. Os prémios conquistados no segmento da promoção e da internacionalização sublinham a importância deste trabalho conjunto ( e.x “More Forests, Better future”, campanha Intercork, campanha Portuguese Shoes”).

Lista de projetos premiados 

Título da Notícia                       Descrição                                                       Prémio e Categoria             
A brincar se explica como a química influencia a nossa vida    O programa "A química das coisas" pretende desmascarar a química escondida no nosso dia-a-dia e mostrar como os desenvolvimentos recentes desta ciência contribuem para o bem-estar da Sociedade. Seleccionada para o European Science TV and New Media Festival and Awards 2013 (EuroPAWS), em duas categorias: New Media Productions e Women in Science. 
ADIRA | Quinadora Greenbender® ganhou prémio na "Tolexpo", em Paris  Trata-se dum novo conceito de quinagem, combinando as mais recentes Tecnologias em termos de accionamentos, monitorização, software e cuidados com o meio ambiente, tendo sempre em mente as questões ergonómicas, e de facilidade de operação. "Prémio Inovação Leonardo da Vinci".  
Portugueses descobrem fungicida biológico  O projeto “Bioblad” declara guerra aos fungos com biofungicida inovador a partir da proteína da semente do tremoço. Prémio Portugal PME, na categoria ‘Prémio Startup’

Bike Emotion

bikeemotion® é um projeto que visa desenvolver um sistema de partilha social de bicicletas públicas e/ou privadas, centrado num dispositivo de localização e num conjunto de serviços baseados no contexto do utilizador.

Prémios EuroCloud Portugal 2013 - Best Case Study Example of Cloud Services for the Public Sector and Citizenship
CaetanoBus lança produto inovador  De forma a disponibilizar no mercado um veículo livre de poluição, a CaetanoBus aposta no desenvolvimento de um autocarro 100% eléctrico e nacional, mostrando um exemplo de pioneirismo nacional no domínio da mobilidade urbana e da sustentabilidade energética e ambiental.   Green Project - menção honrosa com a apresentação do autocarro 100% eléctrico na Categoria de Produto ou Serviço.
Ciência 2.0 | COMPETE apoia lançamento de site dedicado à ciência  O “Ciência 2.0” é um projeto de comunicação de ciência multiplataforma, dirigido ao público jovem, que tem como objetivo promover um maior diálogo entre ciência e sociedade. Venceu a 8.ª Edição do Prémio Nacional Multimédia na categoria de Educação e Cidadania, atribuído pela Associação Multimédia (APMP).
CORE | O projeto de responsabilidade social corporativa    O projeto CORE visa promover a eficiência energética e a responsabilidade social corporativa nas PME das regiões Norte, Centro e Alentejo. Vencedor nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2013, na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos”
Enoturismo da Herdade do Esporão renovado e com nova oferta   O objetivo é claro: reforçar o posicionamento da marca “Herdade do Esporão” enquanto líder nesta área, estimando-se que traga ao Alentejo cerca de 35 mil visitantes adicionais. • Green Project Award 2013 – Categoria de Agricultura, mar e turismo
• The Drinks Business Green Awards 2013” na categoria de “Sustainability of the year award”
Filme que promove a beleza de Portugal foi considerado o melhor filme de turismo do mundo  O filme intitulado “A Beleza da Simplicidade”, promove as paisagens, monumentos e cultura portugueses. “SILAFEST 2012”, na categoria Melhor Filme de Turismo  
Frulact | Prémio Excellens Oeconomia  A Frulact é líder em preparados à base de fruta para a indústria alimentar. Prémio Excellens Oeconomia , na categoria empresa do ano.  
IntellWheels | Um projeto onde a inteligência artificial e a robótica se associam para aumentar a qualidade de vida  O IntellWheels é um projeto inovador na área da inteligência artificial e da robótica que permitirá dar uma maior autonomia e qualidade de vida aos cidadãos de mobilidade reduzida, através do desenvolvimento de uma plataforma que permite transformar qualquer cadeira de rodas numa Cadeira de Rodas Inteligente (CRI) de custos reduzidos e com poucas alterações do ponto de vista ergonómico.   • Distinguido pela Associação Salvador, na Freebots Competition e na Gala do Congresso Nacional de Inclusão
• "Best Paper" conquistado durante a International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions  
INTERCORK | Promoção Internacional da Cortiça  InterCork contou com 15 milhões de euros para a promoção da rolha de cortiça, não só no sub-sector de rolhas como também no sub-sector de materiais de construção e decoração.  Comunicazione Corporate pela campanha “Io Sto Col Sughero” 
Isto é Matemática | Já viu o programa?  Trata-se de um programa televisivo com vista à divulgação da matemática, demonstrando como está presente em diversos aspetos do dia-a-dia e como é imprescindível mesmo nas tarefas mais simples. Mostra Internacional de Ciência na TV VerCiência2013, Homenagem Especial VerCiência 2013  
LIFE | Lighter, Integrated, Friendly and Eco-efficient Aircraft Cabin  O projeto pretende criar soluções técnicas e funcionais para o interior de aeronaves que sejam eco-eficientes, mais leves, mais confortáveis e com design inovador. Prémio Internacional de Interiores Aeronáuticos 2012, na categoria de "Visionary Concepts"
Campanha Europeia “More Forests, Better Future” para promover os produtos papeleiros portugueses   A campanha internacional lançada pela CELPA comunica claramente a contribuição dos Produtos Papeleiros Portugueses para o desenvolvimento da Floresta Nacional e visa igualmente desmistificar alguns dos principais mitos existentes sobre o papel.   Prémio Cannes Video Contest 2012
 

“No waves? Come back for free” 


 

 
A campanha online desafiou os surfistas internacionais de visita a Portugal a identificarem situações em que a ausência de ondas de qualidade impedisse a prática de surf. Caso o surfista não encontrasse ondas na sua estadia seria premiado com uma nova viagem a Portugal.   Prémios Comunicação da revista Meios&Publicidade, na categoria Viagens & Turismo 
P3, uma experiência de jornalismo comunitário
 
O projeto P3.net tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma plataforma noticiosa diária e online, de nova geração, dirigida a um público-alvo jovem e jovem adulto (18-35 anos), com recurso a paradigmas comunicacionais diferentes das versões tradicionais (papel, televisão, rádio).    Site com o melhor grafismo na Península Ibérica, na categoria de jornal digital com menos de 12 milhões de visitas mensais - Prémio atribuído pela Society for News Design.

Portugal Fresh | Promover o potencial exportador do setor das frutas, legumes e flores
A Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal pretende desenvolver o sector hortofrutícola e das flores através da internacionalização; da concertação e cooperação estratégica empresarial; da colaboração na organização e coesão do sector; da criação de sinergias e; da criação de mecanismos de informação, entre outros. Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2013 - Menção honrosa na categoria “apoio à internacionalização das empresas”  
Promoção da Imagem do Calçado Português 2011-2012 | A visibilidade da resposta integrada aos desafios no sector do calçado  A campanha “Portuguese shoes – the sexiest industry” enquadra-se no âmbito do Plano Estratégico para a Indústria do Calçado 2007/2013. Este projecto de promoção da imagem do calçado está articulado com outros projectos promovidos pela APICCAPS, e por outras infra-estruturas de apoio ao sector e que incluem as áreas de inovação, numa abordagem sinérgica às ameaças e oportunidades.   Prémio Europeu de Promoção Empresarial 2013, , na categoria “Apoio à internacionalização das empresas”.
Science4you | Um caso de sucesso no âmbito do empreendedorismo jovem  A Science4you é uma empresa que opera no mercado dos brinquedos científicos e didáticos, cem por cento portuguesa nascida e criada em ambiente universitário.  1º Prémio da European Entreprise Awards na categoria de Internacionalização a nível Nacional em 2011,
• Prémio Empreendedor nos Prémios Novos 2013,
• Prémio Business Internalization Award em 2013 por parte do Governo Britânico.  
SolarTiles
 
Pretende-se contribuir para um novo tipo de arquitetura de edifícios, que inclua o eco-design, fachadas e coberturas de edifícios baseados em materiais cerâmicos fotovoltaicos, numa perspetiva de novos produtos cerâmicos multifuncionais, em que se pretende conjugar as funções de revestimento, estética e de produção de energia. O Prémio | European Business Awards for the Environment - Prémio de Inovação para a Sustentabilidade 
The Yeatman Hotel | 5* de luxo a representar o melhor do Vinho Português  O projeto The Yeatman Hotel visou a criação de um Hotel de charme, associado ao sector do Vinho, em particular do Vinho do Porto. Categoria de "Alojamento”, nos prémios internacionais de enoturismo "Best of Wine Tourism 2014"  
t-words |
Investigadores portugueses desenvolvem interface para a infância e recebem prémio internacional
 
O projeto educativo 't-words' permite às crianças explorarem de forma lúdica sons, palavras e frases, podendo ajudar a combater a iliteracia. 2013 - "World Technology Awards", na categoria de Entretenimento
2012 – 1.º prémio da Internacional Conference of Advances in Computer Entertainment.  
Winesulfree | Avaliação de tecnologias que permitam a redução do teor de sulfitos dos vinhos Investigadores da Universidade de Aveiro descobrem uma forma de produzir vinho branco sem recurso à adição de anidrido sulfuroso. O método é único no mundo e promete revolucionar a indústria vinícola já que o sulfuroso é um composto químico ao qual nem toda a gente reage bem. Investigação do AGROFOOD iTECH